Vinicius Novaes   |   17/03/2020 17:31   |   Atualizada em 30/03/2020 12:51

Saiba como ter sucesso no home office em cinco passos

CEO da Vibbra!, Leandro Oliveira relaciona cinco dicas que julga ser essencial para se ter sucesso

Comunicação constante, ambiente adequado e respeito ao horário pré-estabelecido de trabalho. Essas são algumas das dicas que o especialista Leandro Oliveira julga ser essencial para o momento em que a política de home office se torna cada vez mais comum, devido à pandemia do novo coronavírus.

CEO da Vibbra! (plataforma que seleciona e testa os softwares developers, designers, product managers e project managers do mercado e ajuda as empresas na contratação e trabalho remoto com esses talentos), Oliveira conta que algumas pessoas não se sentem confortáveis para trabalhar à distância. “Veja então quem já teve experiência no modelo e quem não teve, e peça que os mais experientes ajudem os menos no dia a dia, como uma espécie de ‘monitor’”, afirma.

Divulgação
A comunicação entre a equipe também é parte mais do que essencial nas boas práticas de home office. Tanto que Oliveira destaca que o ideal é estabelecer rituais de comunicação e alinhamento entre os membros da equipe. “Por exemplo: reunião semanal de planejamento do que será feito e objetivos da semana, além de reuniões diárias de acompanhamento, com perguntas como: o que fez no dia anterior, o que pretende no dia atual e se houve algum impedimento”, diz.

AMBIENTE ADEQUADO E ATENÇÃO AOS HORÁRIOS
O terceiro e o quarto pilar para otimizar o trabalho de home office dizem respeito ao ambiente escolhido pelo profissional para trabalhar e o horário, que precisa ser devidamente respeitado. O CEO da Vibbra! logo avisa que locais como mesa da cozinha ou o sofá da sala estão longe de ser ambientes adequados para o trabalho.

Segundo Leandro Oliveira, é precisar ter um local onde o foco seja mantido. “Se houver um quarto sobrando, estruture um escritório improvisado nele, onde possa fechar a porta e focar no trabalho enquanto estiver lá”, diz.

Divulgação
Leandro Oliveira, CEO da Vibbra!
Leandro Oliveira, CEO da Vibbra!
Já em relação ao horário, a dica é simples – se combinada com antecedência com gestores e demais membros da equipe. Ele orienta que o ideal é definir uma jornada de trabalho que se encaixe no dia a dia do profissional, considerando que terá os momentos em que família, por exemplo, estará em casa também. “Foque em dois ou três turnos de trabalho, deixando espaços para descanso, interação com a família e tarefas domésticas”.

E já que Oliveira falou sobre o descanso, essa é outra dica importante para deixar o trabalho mais leve. De acordo com ele, é imprescindível deixar mente e corpo descansados e saudáveis. Exercício físico, por exemplo, é um ponto fundamental para isso.

“Tente parar de cinco a dez minutos a cada uma ou duas horas de trabalho, para levantar um pouco, tomar café, qualquer coisa que não seja o trabalho. Isso evitará que você se sinta saturado do trabalho e comece a procrastinar os afazeres”, orienta.

ATENÇÃO ÀS NOTÍCIAS
Por conta do avanço dos casos do novo coronavírus no País, é natural que as pessoas queiram se informar sobre o assunto. As notícias, claro, muitas vezes, não são tão boas e isso pode acabar influenciando o dia a dia de trabalho. Mas se informar, obviamente, é fundamental nesse tempo.

“Viva sua vida normalmente e cuide de sua higiene e saúde. O mundo todo está mobilizado para controlar o vírus e a história já nos mostrou que ele irá chegar a um ápice e depois irá regredir. Então, não se abale com o que está fora do seu controle”, finaliza Leandro Oliveira.

Confira as 5 dicas fundamentais para home office

1 Mapeie no seu time aqueles que não tem muita experiência no modelo e ofereça ajuda extra
2 Mantenha uma comunicação constante
3 Separe ambientes em seu home office
4 Defina um horário de trabalho e se atenha a ele
5 Tenha momentos de descanso

O Portal PANROTAS criou um link que reúne todas as notícias positivas (dicas, bons exemplos, sinais de recuperação, bem-estar, etc), divulgadas em meio à pandemia do novo coronavírus. Leia no bit.ly/turismopositivas as principais publicadas até agora. E não deixe de compartilhar. #SomosTodosTurismo

Tópicos relacionados

 AVALIE A IMPORTÂNCIA DESTA NOTÍCIA

Mais notícias