Filip Calixto   |   18/03/2020 11:30

ABIH registra alta nos cancelamentos de reservas em MG

O presidente da ABIH mineira informa que mais de 50% das reservas em hotéis associados foram canceladas.

Divulgação/ABIH-MG
Guilherme Sanson, presidente da ABIH em Minas Gerais
Guilherme Sanson, presidente da ABIH em Minas Gerais
A expansão do novo coronavírus pelo Brasil segue impactando de maneira negativa alguns segmentos do Turismo. Em Minas Gerais, segundo informa o presidente da Associação Brasileira da Indústria Hoteleira de Minas Gerais (ABIH-MG), Guilherme Sanson, mais de 50% das reservas em meios de hospedagem associados foram canceladas.

"Este é o resultado direto do fechamento de museus, parques, feiras, aeroportos, além dos cancelamentos dos eventos na cidade de Belo Horizonte e no estado de Minas Gerais. Sabemos que são ações momentâneas, mas o fechamento e cancelamento desses players turísticos gera uma queda grande para o setor", diz o dirigente.

Para entender melhor o cenário e mitigar as perdas, a associação ressalta que permanece em contato com o gabinete de crise dos governos, buscando o diálogo para pleitear a sustentabilidade da rede de hotelaria do Estado. De acordo com Sanson, as ações imediatas para equilibrar a situação seriam a redução do ISS, maior prazo para pagamento do IPTU e ICMS, e que o mesmo seja desmembrado das contas de energia elétrica, telefonia e água e esgoto e gás, sendo diferido seu pagamento para pelo menos seis meses, garantindo ainda a possibilidade de futuro parcelamento.

"Precisamos de um alívio financeiro com a prorrogação de impostos municipais, estaduais e federais. Isso ajudaria o setor a passar por essa fase sem que haja o fechamento de hotéis, empresas voltadas para eventos e companhias aéreas, por exemplo", afirma o presidente.

Tópicos relacionados