Artur Luiz Andrade   |   13/04/2020 10:20
Atualizada em 13/04/2020 10:29

Vendas da Despegar caem 30% no ano; acordo com Best Day é revisto

As vendas da Despegar no ano devem chegar a US$ 790 milhões (cerca de R$ 4 bilhões), uma queda de 32%

A Despegar.com (Decolar na operação brasileira) divulgou hoje dados preliminares de suas operações e resultados no ano de 2020 (o relatório completo será apresentado em 4 de maio). As vendas dos três primeiros meses do ano devem chegar a US$ 790 milhões (cerca de R$ 4 bilhões), uma queda de 32% em relação ao primeiro trimestre de 2019. A receita no período é estimada em US$ 78 milhões, queda de 41% sobre o mesmo trimestre do ano passado, com perdas operacionais entre US$ 21 milhões e US$ 26 milhões.

A empresa acredita que seu caixa e equivalentes, além do fluxo gerado por atividades operacionais, em um total de US$ 221 milhões, serão suficientes para atender a demanda de recursos nos próximos 12 meses.

ACORDO COM BEST DAY
A empresa reforçou, no comunicado desta segunda-feira, 13, que está tomando medidas significativas para mitigar o impacto da covid-19 em seu negócio e citou o cuidado com a saúde e segurança dos colaboradores, o apoio às necessidades dos clientes e também à sustentabilidade e sucesso de sua estratégia de longo prazo.
A economia durante o segundo trimestre do ano, com as medidas tomadas, deverá chegar a US$ 34 milhões, e para o terceiro trimestre deve alcançar US$ 28 milhões.

A empresa também detalhou no comunicado como está a finalização do acordo para a compra da Viajes Beda/Best Day, que ainda depende de aprovações, especialmente das autoridades mexicanas. O negócio, avaliado em cerca de US$ 136 milhões, teria 65% do total pago na assinatura de compra e o restante podendo ser quitado em até três anos. A Despegar não descarta, porém, mudanças no acordo original, em relação à avaliação do negócio e condições de pagamento, desde que acordado pelas duas partes.

A Despegar diz estar monitorando e tendo discussões com a Best Day sobre o impacto da covid-19 e disse que não pode garantir que o acordo seja finalizado nos termos originais, em novos termos ou mesmo seguir adiante devido ao novo cenário.

O relatório final do trimestre será publicado em sua totalidade em 4 de maio.

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Sobre o autor

Artur Luiz Andrade é editor-chefe da PANROTAS, jornalista formado pela UFRJ e especializado em Turismo há mais de 30 anos.