Artur Luiz Andrade   |   07/06/2020 09:05

10 dicas para a retomada do setor de cruzeiros marítimos

10 dicas para a retomada do setor de cruzeiros marítimos, segundo especialistas na live Check Point




Dicas baseadas na live Check Point (ASSISTA ACIMA), realizada na quinta-feira, 4 de junho, no Portal PANROTAS, com Estela Farina, da NCL, João Filho, da Crystal Cruises, Thiago Vasconcelos, da Pier 1, e Ricardo Amaral, da R11 Travel.

1 – Informação. É essencial que o agente de viagens seja um hub de informações confiáveis para dar segurança ao passageiro. O profissional precisa estar atento às restrições a voos e chegada de turistas nos países de embarque dos cruzeiros (por exemplo, se o brasileiro poderá entrar sem problemas no país); aos protocolos de saúde e segurança (gerais e de cada companhia marítima); aos protocolos nos portos de parada do navio; às políticas comerciais de cada fornecedor envolvido (é possível remarcar a viagem sem multa? Com que antecedência? Até quando o crédito será valido? Entre outras perguntas) e às novas experiências dentro do navio (o cliente vais e adaptar?).
Emerson Souza
Ricardo Amaral, da R11 Travel
Ricardo Amaral, da R11 Travel
2 – Relacionamento.
Não deixar de se relacionar com seu cliente. Neste primeiro momento, foque nos cruzeiristas frequentes, naqueles que adoram um cruzeiro e que querem voltar quando se sentirem seguros para isso. Vá atualizando sobre os protocolos e novidades, e até oportunidades comerciais, mas elas não são o foco agora.

3 – Se seu cliente tem um crédito de viagem com uma empresa de cruzeiros, ou se quer comprar para uma data comemorativa no próximo ano, faça a reserva já, pois 2021 promete ser um ano de grande fluxo de cruzeiristas, com a frota já no mar e possivelmente uma vacina contra a covid-19 sendo aplicada no planeta. Mais uma vez, estude a flexibilidade das políticas comerciais.

Emerson Souza
Thiago Vasconcelos, da Pier 1
Thiago Vasconcelos, da Pier 1
4 –
Converse sobre saúde, expectativas e gostos pessoais com seus clientes. Pode ser que ele não se sinta confortável agora, mas com as medidas que serão anunciadas pelo setor e já estão sendo pelas empresas, ele vai se sentir mais confortável.

5 – Em um primeiro momento, aposte nas viagens de luxo, nos iates e nas expedições. A temporada de Antártica começa já no fim de 2020.

6 – Se as restrições aéreas forem um empecilho, já sabemos que as viagens regionais serão tendência na primeira fase da retomada. O que pode favorecer bastante a temporada brasileira de cruzeiros, que deve ser confirmada para o final do ano. Vale lembrar que muitos navios previstos para o Brasil possuem diversas categorias de cabine e serviço e assim o viajante de luxo pode ser acomodado com tranquilidade.
Divulgação
João Filho, da Crystal Cruises
João Filho, da Crystal Cruises

7 – Conte com as companhias marítimas e seus representantes
para tirar dúvidas, propor parcerias e campanhas e investir em treinamentos. Estar pronto para atender o cliente é fundamental em momento de se recriar a confiança.

8 – Reforce que os navios já davam muita atenção a questão de saúde e limpeza, com uso de tecnologia toucheless (sem toque) a bordo e álcool gel em todos os ambientes. Portanto, trata-se de um setor acostumado com medida sanitária. Isso agora será reforçado e os famosos filtros de ar que as aéreas usam também serão instalados nos navios.

9 – É um momento de união. Fornecedores, agentes, operadores, autoridades, representantes e viajantes precisam estar unidos e cada um fazendo sua parte. A troca de informação e experiências com todos esses players é fundamental. Para que todos fiquem e se sintam seguros.

10 – Fique atento às promoções e benefícios dos programas de fidelidade. Provavelmente os preços vão aumentar no decorrer de 2021, então, a hora de garantir melhores preços é agora. E há companhia vendendo até a temporada de 2023.
Emerson Souza
Estela Farina, da NCL
Estela Farina, da NCL
O agente de viagens é um grande especialista e vendedor de cruzeiros marítimos, fluviais e expedições. Seu papel no começo da pandemia foi importante com remarcações, adiamentos e mudanças nos planos de viagem dos clientes. Esse protagonismo só tende a aumentar na retomada, com informação confiável, atendimento personalizado, boas parcerias e o produto certo, na hora certa, para o cliente certo.

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