Artur Luiz Andrade   |   07/06/2020 09:05

10 dicas para a retomada do setor de cruzeiros marítimos

10 dicas para a retomada do setor de cruzeiros marítimos, segundo especialistas na live Check Point




Dicas baseadas na live Check Point (ASSISTA ACIMA), realizada na quinta-feira, 4 de junho, no Portal PANROTAS, com Estela Farina, da NCL, João Filho, da Crystal Cruises, Thiago Vasconcelos, da Pier 1, e Ricardo Amaral, da R11 Travel.

1 – Informação. É essencial que o agente de viagens seja um hub de informações confiáveis para dar segurança ao passageiro. O profissional precisa estar atento às restrições a voos e chegada de turistas nos países de embarque dos cruzeiros (por exemplo, se o brasileiro poderá entrar sem problemas no país); aos protocolos de saúde e segurança (gerais e de cada companhia marítima); aos protocolos nos portos de parada do navio; às políticas comerciais de cada fornecedor envolvido (é possível remarcar a viagem sem multa? Com que antecedência? Até quando o crédito será valido? Entre outras perguntas) e às novas experiências dentro do navio (o cliente vais e adaptar?).
Emerson Souza
Ricardo Amaral, da R11 Travel
Ricardo Amaral, da R11 Travel
2 – Relacionamento.
Não deixar de se relacionar com seu cliente. Neste primeiro momento, foque nos cruzeiristas frequentes, naqueles que adoram um cruzeiro e que querem voltar quando se sentirem seguros para isso. Vá atualizando sobre os protocolos e novidades, e até oportunidades comerciais, mas elas não são o foco agora.

3 – Se seu cliente tem um crédito de viagem com uma empresa de cruzeiros, ou se quer comprar para uma data comemorativa no próximo ano, faça a reserva já, pois 2021 promete ser um ano de grande fluxo de cruzeiristas, com a frota já no mar e possivelmente uma vacina contra a covid-19 sendo aplicada no planeta. Mais uma vez, estude a flexibilidade das políticas comerciais.

Emerson Souza
Thiago Vasconcelos, da Pier 1
Thiago Vasconcelos, da Pier 1
4 –
Converse sobre saúde, expectativas e gostos pessoais com seus clientes. Pode ser que ele não se sinta confortável agora, mas com as medidas que serão anunciadas pelo setor e já estão sendo pelas empresas, ele vai se sentir mais confortável.

5 – Em um primeiro momento, aposte nas viagens de luxo, nos iates e nas expedições. A temporada de Antártica começa já no fim de 2020.

6 – Se as restrições aéreas forem um empecilho, já sabemos que as viagens regionais serão tendência na primeira fase da retomada. O que pode favorecer bastante a temporada brasileira de cruzeiros, que deve ser confirmada para o final do ano. Vale lembrar que muitos navios previstos para o Brasil possuem diversas categorias de cabine e serviço e assim o viajante de luxo pode ser acomodado com tranquilidade.
Divulgação
João Filho, da Crystal Cruises
João Filho, da Crystal Cruises

7 – Conte com as companhias marítimas e seus representantes
para tirar dúvidas, propor parcerias e campanhas e investir em treinamentos. Estar pronto para atender o cliente é fundamental em momento de se recriar a confiança.

8 – Reforce que os navios já davam muita atenção a questão de saúde e limpeza, com uso de tecnologia toucheless (sem toque) a bordo e álcool gel em todos os ambientes. Portanto, trata-se de um setor acostumado com medida sanitária. Isso agora será reforçado e os famosos filtros de ar que as aéreas usam também serão instalados nos navios.

9 – É um momento de união. Fornecedores, agentes, operadores, autoridades, representantes e viajantes precisam estar unidos e cada um fazendo sua parte. A troca de informação e experiências com todos esses players é fundamental. Para que todos fiquem e se sintam seguros.

10 – Fique atento às promoções e benefícios dos programas de fidelidade. Provavelmente os preços vão aumentar no decorrer de 2021, então, a hora de garantir melhores preços é agora. E há companhia vendendo até a temporada de 2023.
Emerson Souza
Estela Farina, da NCL
Estela Farina, da NCL
O agente de viagens é um grande especialista e vendedor de cruzeiros marítimos, fluviais e expedições. Seu papel no começo da pandemia foi importante com remarcações, adiamentos e mudanças nos planos de viagem dos clientes. Esse protagonismo só tende a aumentar na retomada, com informação confiável, atendimento personalizado, boas parcerias e o produto certo, na hora certa, para o cliente certo.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Foto de Artur Luiz Andrade

Conteúdos por

Artur Luiz Andrade

Artur Luiz Andrade tem 18728 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Artur Luiz Andrade é editor-chefe da PANROTAS, jornalista formado pela UFRJ e especializado em Turismo há mais de 30 anos.