Juliana Monaco   |   12/11/2019 16:00

Chapada das Mesas: ecoturismo e aventura no Maranhão

Criado em 2005, o Parque Nacional da Chapada das Mesas é um dos mais novos do País e protege 160 mil hectares de cerrado no centro-sul do Maranhão.


Divulgação/Sidney Michaluate (3em3)
A piscina natural Poço Azul é um dos mais belos cenários da Chapada das Mesas
A piscina natural Poço Azul é um dos mais belos cenários da Chapada das Mesas
A Chapada das Mesas é um dos destinos de ecoturismo mais incríveis do Brasil. Criado em 2005, o Parque Nacional da Chapada das Mesas é um dos mais novos do País e protege 160 mil hectares de cerrado dos municípios de Carolina, Riachão, Estreito e Imperatriz, no centro-sul do Maranhão.

Apesar de ser um destino de aventura ainda pouco conhecido entre os viajantes brasileiros, a
Chapada das Mesas tem uma excelente infraestrutura e seus atrativos são, em geral, bem acessíveis. As cachoeiras e piscinas naturais de água cristalina com temperaturas amenas, em meio aos imensos paredões rochosos, são as grandes responsáveis pelo encanto que envolve o parque.

O nome “Chapada das Mesas” surgiu por conta de seus platôs, que lembram realmente o formato de mesas de pedra devido aos paredões de rocha de arenito formados há milhões de anos. O entorno do parque conta com trilhas que levam a incríveis cachoeiras, mirantes, praias e passeios fluviais.

Leia a matéria na íntegra na edição 1.398 da Revista PANROTAS (p. 40) para saber mais sobre o destino, além de dicas sobre como chegar e o melhor período para visitá-lo.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Juliana Monaco

Juliana Monaco tem 2047 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS