Beatriz Contelli   |   08/07/2022 12:24

Rio de Janeiro ganhará mosaico da cidade no Instagram

A iniciativa tem como objetivo construir um mosaico visual da cidade a partir do olhar dos seus moradores


Divulgação/Tiago Petrik
A iniciativa tem como objetivo construir um mosaico visual da cidade a partir do olhar dos seus moradores
A iniciativa tem como objetivo construir um mosaico visual da cidade a partir do olhar dos seus moradores
Durante quatro meses, o projeto “Urbegrafia – um mosaico visual do Rio” vai celebrar a história, a natureza e o estilo de vida dos cariocas. Serão duzentas imagens, de 20 temáticas, que irão compor esse mosaico a ser publicado no Instagram.

A iniciativa é da Núcleo da Ideia e RIOetc, e tem como objetivo construir um mosaico visual da cidade a partir do olhar dos seus moradores. Uma espécie de game fotográfico, projeto que será finalizado com a edição de um livro. Em 15 dias, mais de 5.655 fotos já foram postadas na rede, uma média de 400 imagens tagueadas por dia.

O Instagram será a praça onde essa interação vai acontecer. Os 20 temas serão apresentados no aplicativo, por meio de fotos. Qualquer pessoa conectada à plataforma poderá participar, utilizando as tags específicas para cada tema. Semanalmente, um novo assunto será abordado, e uma equipe de curadores fará a seleção de dez imagens. Ao fim do processo, serão 200 imagens reunidas no livro, que potencialmente terá até 200 autores.

Para participar da Urbegrafia não precisa fazer dancinha, nem ter milhares de seguidores. “É só postar usando as hashtags e ter sua foto selecionada pelos curadores para ser coautor do livro", destaca o idealizador e curador geral do projeto, Tiago Petrik.

Os curadores convidados para selecionar as imagens do projeto são Rafael Bolor (@riocasaseprediosantigos), Patrícia Pamplona, Raphael Vidal (oraphaelvidal), Ana Paula Amorim (@apamorimmendes), Márcia Foletto, Anna Fisher (@annafisher), Marina Lage (@marinalagelima), Celso Rayol (@celsorayol) e Rocinha Sob Lentes (@rocinhasoblentes_oficial).

A Urbegrafia segue um formato semelhante ao de outros projetos da Núcleo da Ideia, como a “Rio365” (que teve duas edições), “Rio450” e “Nossa Língua”, documentários visuais produzidos a partir de missões temáticas no Instagram; e o RIOetc, que já fotografou mais de 15 mil personagens do Rio, e reúne mais de 400 mil fotos de seus seguidores na hashtag #rioetc, muitas delas postadas em seu perfil na rede.

Tópicos relacionados