Da Redação   |   30/09/2024 13:55

Pantanal Norte: um roteiro de 24 horas de natureza e vida selvagem

Carlos Eduardo Guimarães, da KS Turismo, é o especialista com as dicas para o itinerário

Divulgação
Poconé é a cidade base para a exploração do roteiro
Poconé é a cidade base para a exploração do roteiro

O Pantanal Norte, em Mato Grosso, é um dos maiores destinos de ecoturismo do Brasil. Partindo de Poconé, a porta de entrada para o Pantanal, e explorando a famosa Transpantaneira, você terá a oportunidade de mergulhar na rica biodiversidade e paisagens únicas da região.

Este roteiro foi elaborado por Carlos Eduardo Guimarães, da KS Turismo, que é especialista em destinos internacionais e domésticos. No Brasil, o Pantanal é uma das regiões mais vendidas por sua agência curitibana, tanto para pescadores quanto para famílias aventureiras. @boaviagem_ks.

Divulgação
Carlos Eduardo Guimarães é especialista em destinos internacionais e domésticos
Carlos Eduardo Guimarães é especialista em destinos internacionais e domésticos

8h - Café da manhã em Poconé

Poconé é a cidade base para nossa exploração. Muitos hotéis, pousadas ou, senão, padarias e lanchonetes, oferecem um café da manhã típico com frutas regionais e pães frescos. Aproveite para se preparar para a jornada e admirar a vista local

9h - Transpantaneira

Parta para a Transpantaneira, uma estrada de terra que se estende por cerca de 145 quilômetros e oferece excelentes oportunidades para observação da vida selvagem. Curta cada metro percorrido, a viagem aqui já é o passeio. Dirija-se até o Porto Jofre, que é um dos principais pontos de observação.

Durante o percurso, esteja atento a jacarés, capivaras e uma variedade de aves. Você também pode fazer paradas em pontos estratégicos, como o Hotel Pantanal Norte, para visibilidade adicional da fauna local.

12h - Almoço típico

Arroz com pequi, carne de sol, feijão tropeiro, caldo de piranha, pacu assado, feijão pantaneiro... o que não falta aqui são delícias típicas mato-grossenses. Estabelecimentos pequenos, familiares e rústicos podem surpreender ao servir comidas muito saborosas e bem servidas. Pergunte a um local ou procure você mesmo, em seu feeling, como um bom turista explorador.

14h - Passeio de barco pelo rio Cuiabá

No Porto Jofre, embarque em um passeio de barco pelo rio Cuiabá. Esses passeios são ideais para observar a fauna aquática, como o peixe-boi e diversas espécies de aves. É uma experiência relaxante e visualmente deslumbrante, com guias experientes que compartilham informações sobre a biodiversidade local.

16h - Trilhas e caminhadas no Refúgio Ecológico Canto do Arancua

Visite o Refúgio Ecológico Canto do Arancua, onde você pode fazer trilhas e caminhadas pela natureza. As trilhas oferecem uma visão mais próxima da vegetação nativa e a chance de observar animais em seus habitats naturais. Leve um binóculo para observar aves e outros animais com mais detalhes.

19h - Retorno a Poconé e jantar

Volte para Poconé e curta um jantar em um dos restaurantes locais. Lá, maiores estabelecimentos, como churrascarias, também oferecem pratos típicos e um ambiente aconchegante. Com a fome de um dia de passeio, aproveite para comer um bom churrasco local.

20h - Observação noturna e café da noite

Após o jantar, participe de uma excursão noturna se disponível, ou simplesmente relaxe na pousada. Se a sua pousada oferecer, aproveite para observar a vida noturna do Pantanal. O som da natureza e a possibilidade de avistar animais noturnos são uma experiência inesquecível e revigorante.

Mais roteiros 24 horas no Guia de Férias PANROTAS

Este roteiro é parte integrante do Guia de Férias PANROTAS 2024/2025, onde você encontra várias outras dicas de 24 horas nos mais variados destinos.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Da Redação

Da Redação tem 11141 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS