Da Redação   |   31/05/2023 16:57
Atualizada em 31/05/2023 16:58

Rio será sede do Latin America's 50 Best Restaurants 2023

Evento, que acontece em novembro, será realizado pela primeira vez no Brasil

PANROTAS / Alexandre Campbell
Eduardo Paes, Prefeito do Rio, discursa no anuncio da cidade como sede do Latin America’s 50 Best Restaurants 2023
Eduardo Paes, Prefeito do Rio, discursa no anuncio da cidade como sede do Latin America’s 50 Best Restaurants 2023
A Prefeitura do Rio de Janeiro anunciou na manhã de hoje (31) que a cidade será sede, em novembro, da entrega de um dos mais importantes prêmios gastronômicos mundiais, o Latin America’s 50 Best Restaurants 2023.

O evento, que será realizado pela primeira vez no Brasil, é considerado o “Oscar” da gastronomia e acontecerá no Hotel Copacabana Palace no dia 28 de novembro onde serão anunciados os 50 melhores restaurantes da América Latina de 2023, tendo a presença das figuras mais influentes do panorama gastronômico do nosso continente.

A partir de hoje, aproximadamente 300 técnicos gastronômicos começarão a ir, sem serem identificados, aos restaurantes de toda a América Latina para darem as suas avaliações que resultarão na premiação de novembro. Na ocasião, acontecerão também outros encontros fechados entre chefs e técnicos.

Eduardo Paes, prefeito do Rio, em discurso durante a coletiva no Palácio da Cidade, onde estavam presentes além da imprensa, chefs renomados do Rio e de São Paulo, destacou a característica da cidade em atrair pessoas e organizações.

“O Rio de Janeiro é uma cidade de protagonismo global dentro de um País importante da América do Sul. A cidade resume a identidade brasileira em sua cultura, hábitos e jeito de ser. No caso, devo destacar a qualidade da nossa culinária e o motivo para sediarmos um evento dessa magnitude. Claro que esse evento chamará a atenção de tudo o que se faz no continente, mas a nossa cidade tem uma posição culinária excepcional, sofisticada e também de rua, de espaços informais como os botecos, e tudo isso forma o nosso diferencial”, diz ele.

Do ponto de vista econômico, segundo Eduardo Paes, um evento desse porte tem um forte impacto no momento de sua realização, mas, no decorrer do tempo, ele vai criando uma narrativa que consolida o Rio não somente como um centro gastronômico importante, de reconhecimento mundial, mas como uma cidade preparada a receber grandes eventos.

Depois da pandemia, onde as pessoas passaram a comer reclusas dentro de suas casas, festejar a culinária de restaurantes abertos ao público é uma grande alegria para todos. Paes garante que essa será a melhor edição do Latin America’s 50 Best Restaurants.

Charles Reed, CEO do Latin America’s 50 Best Restaurants, disse que será um prazer realizar o prêmio no Rio de Janeiro. “A escolha da cidade faz parte de uma estratégia de tornar o Rio um destino gastronômico forte. A organização do prêmio visa destacar inovação e criatividade, visa também lançar tendências internacionais avaliando restaurantes em todo o mundo. Com isso, oferecemos à comunidade gastronômica inspiração para viajar, explorar e descobrir lugares, fazendo conexões com a gastronomia e construindo relações”, afirma ele.

O Latin America’s 50 Best Restaurants começou em 2013 para fazer com que as pessoas conheçam a preciosidade da gastronomia desse continente, diversa e entusiasmante, que precisa ser divulgada. Nos primeiros dois anos, o prêmio aconteceu em Lima, no Peru e, segundo Reed, esse fato conseguiu transformar a concepção da cidade e da cozinha local diante do mundo. “Ao exaltar a cozinha peruana por meio do evento e divulgação, o país conseguiu todo um benefício turístico que vem aumentando a cada ano juntamente com a qualidade do que se come por lá”, afirma ele.

Outras cidades que sediaram o evento anteriormente foram a Cidade do México, Bogotá e Buenos Aires. “A nossa marca tem tido um papel importante na escolha do destino dos viajantes, é uma marca global com grande audiência, cerca de 3 milhões de pessoas visitam o nosso site interessadas em gastronomia e Turismo. Somos capazes de, enquanto promovemos a gastronomia de uma cidade, encorajarmos o Turismo, alimentando o sentido de descoberta”, completa Reed.

PANROTAS / Alexandre Campbell
O chefe Claude Troisgros no evento que anunciou o Rio como sede do Latin America’s 50 Best Restaurants 2023
O chefe Claude Troisgros no evento que anunciou o Rio como sede do Latin America’s 50 Best Restaurants 2023
Reed exaltou o Rio como cidade reconhecidamente importante pelo que se come e pelo que se bebe, sobretudo pela festa e alegria que são características importantes que não se pode esquecer. Ele disse que durante os dias que antecedem o evento haverão encontros entre chefs locais e internacionais, conferências com discussão de vários tópicos e inclusive eventos abertos ao público. Será uma experiência única, garante ele.

Nesses dias de evento, chefs internacionais estarão no Rio interagindo com a cidade. Eles irão fazer passeios turísticos, publicarão em suas redes sociais experiências adquiridas nas ruas e nos lugares que passarem, falarão sobre bares, restaurantes emergentes, darão suas opiniões para os seguidores, deixando um legado para a cidade.

Segundo Eduardo Paes, a importância do Latin America’s 50 Best Restaurants para o Rio é enorme e premia o esforço da Prefeitura em realizar cada vez mais encontros que representem ganhos, oportunidades e transformações.


Por Alexandre Campbell, especial para a PANROTAS

Tópicos relacionados