Guia MICHELIN 2025: Rio e São Paulo ganham quatro novos restaurantes estrelados
Com as novidades, o Brasil passa a contar com 25 restaurantes com estrelas MICHELIN

Está no ar o Guia MICHELIN Rio de Janeiro & São Paulo 2025! A nova seleção de restaurantes premiados nas duas maiores cidades do Brasil foi revelada nesta segunda-feira (12), em evento especial realizado no Rosewood São Paulo Hotel, com direito a presença de chefs renomados e autoridades ligadas ao Turismo.
Além dos restaurantes que ganharam a tão cobiçada estrela MICHELIN, o evento desta noite também foi palco para os vencedores do prêmio Bib Gourmand, que reconhece estabelecimentos com excelente relação entre qualidade e preço, e para as Estrelas Verdes, distinção que valoriza o respeito ao meio ambiente na gastronomia.
Nesta edição, o Guia recomenda um total de 149 restaurantes, incluindo 18 novidades. Entre os destaques estão os cinco estabelecimentos que mantiveram suas duas Estrelas MICHELIN, os quatro novos restaurantes que conquistaram uma Estrela, além dos cinco que passaram a integrar o seleto grupo Bib Gourmand, reconhecidos por sua excelente relação entre qualidade e preço.
O Rosewood São Paulo Hotel recebeu chefs de grandes estabelecimentos, além de parceiros e personalidades do setor gastronômico, que tiveram a chance de conferir em primeira mão a nova seleção MICHELIN 2025, que sempre é feita de forma independente por uma equipe internacional de inspetores especializados e anônimos.

Há quase 100 anos, o Guia MICHELIN utiliza os mesmos cinco critérios de avaliação: qualidade dos ingredientes, harmonia dos sabores, domínio das técnicas culinárias, personalidade da cozinha e consistência ao longo do tempo — sempre considerando a experiência gastronômica como um todo.
“O nível gastronômico do Brasil, refletido em mil matizes nessas duas magníficas cidades, continua a demonstrar personalidade e constante progresso. Ao lado dos jovens talentos que descobrimos a cada ano, há chefs que aplicam técnicas contemporâneas tanto a receitas tradicionais quanto às mais inovadoras. Essa busca pela excelência no serviço e na sommellerie também tem um impacto extremamente positivo na experiência final do cliente"
Gwendal Poullennec, diretor internacional dos Guias MICHELIN
O Guia MICHELIN Rio de Janeiro & São Paulo 2025 passa a contar com 25 restaurantes estrelados: D.O.M., Evvai e Tuju, em São Paulo, e Lasai e ORO, no Rio de Janeiro, com duas estrelas MICHELIN, e Casa 201 (RJ), Fame Osteria (SP), Huto (SP), Jun Sakamoto (SP), Kan Suke (SP), Kanoe (SP), Kazuo (SP), Kinoshita (SP), Kuro (SP), Maní (SP), Mee (RJ), Murakami (SP), Oizumi Sushi (SP), Oseille (RJ), Oteque (RJ), Picchi (SP), Ryo Gastronomia (SP), Cipriani (RJ), San Omakase (RJ) e Tangará Georges (SP), com uma estrela MICHELIN.
Duas estrelas MICHELIN

Na categoria que reconhece estabelecimentos com cozinha excepcional — pela qual “vale a pena fazer um desvio” — cinco restaurantes brasileiros mantêm suas duas Estrelas MICHELIN na seleção de 2025: D.O.M., Evvai e Tuju, em São Paulo; e Lasai e Oro, no Rio de Janeiro. Com isso, eles continuam sendo algumas das principais referências culinárias do País e um dos melhores do mundo.
Ganhadores da primeira estrela MICHELIN

A seleção de 2025 segue em expansão, com quatro novidades na categoria de uma Estrela MICHELIN: duas no Rio de Janeiro e duas em São Paulo. Com essas adições, o Brasil passa a contar com 20 restaurantes com uma Estrela MICHELIN.
- Casa 201 – Rio de Janeiro - Localizado no Jardim Botânico, o restaurante faz jus ao nome: a proposta é que você se sinta em casa. Com formação no Institut Paul Bocuse, em Lyon, e passagem pelo Le Cordon Bleu do Rio, o chef João Paulo Frankenfeld criou um menu degustação em constante evolução. A cozinha une técnica francesa e ingredientes sazonais brasileiros.
- KANOE – São Paulo - No coração dos Jardins, o restaurante japonês intimista, com apenas nove lugares no balcão, oferece uma verdadeira imersão gastronômica. O chef Tadashi Shiraishi conduz a experiência com seu menu Omakase, valorizando ingredientes como verdadeiras joias e transmitindo o legado culinário de seus ancestrais.
- Oseille – Rio de Janeiro - Acima do restaurante Toto, também listado no Guia MICHELIN, Thomas Troisgros — herdeiro de uma icônica linhagem de chefs franceses — criou um espaço exclusivo com balcão em formato de "U", onde apresenta um menu degustação contemporâneo que combina ingredientes brasileiros com refinadas técnicas da alta cozinha francesa.
- Ryo Gastronomia – São Paulo - Após uma grande reforma, o restaurante manteve seu estilo nipônico minimalista e voltou a brilhar. O chef Edson Yamashita prepara um menu Omakase com extrema precisão, técnica e respeito à tradição japonesa, proporcionando uma experiência ritualística e sensorial, principalmente no balcão.
Estrelas Verdes MICHELIN são renovadas

São Paulo mantém sua posição de liderança no Brasil em práticas sustentáveis, com três restaurantes detentores da Estrela Verde: A Casa do Porco, Corrutela e Tuju. Além do compromisso ambiental, eles se destacam por valorizar ingredientes locais e adotar processos conscientes, unindo sabor e responsabilidade ecológica.
5 novos Bib Gourmand celebram a melhor relação qualidade/preço
Cinco novos restaurantes em São Paulo entram para a categoria Bib Gourmand, que reconhece aqueles com excelente relação entre qualidade e preço: A Casa do Porco, Cepa, Clandestina, Jacó e Manioca da Mata. Com isso, o Brasil passa a contar com 40 Bib Gourmand: 33 na capital paulista e 7 no Rio de Janeiro.
12 novos restaurantes recomendados
A categoria de Restaurantes Recomendados também segue crescendo, com 12 novas adições em 2025. O total agora é de 84 estabelecimentos: 54 em São Paulo e 30 no Rio de Janeiro. A diversidade de propostas vai da culinária brasileira à internacional.
Novos Recomendados no Rio de Janeiro:
- Babbo Osteria
- OCYÁ Ilha
- Quinta da Henriqueta
- Rufino Parrilla
Novos Recomendados em São Paulo:
- Cala del Tanit
- Giulietta Carni
- Goya Zushi
- Le Jardin
- Marena Cucina
- Sal Gastronomia
- Shin Zushi
- Trattorita Evvai
Prêmios especiais do Guia MICHELIN 2025
Além das tradicionais distinções, o Guia MICHELIN destaca, por meio de três prêmios especiais, profissionais que elevam a experiência à mesa com talento, paixão e dedicação:
- Prêmio Jovem Chef – Iago Jacomussi (Jacó, São Paulo)
- Prêmio Sommelier – Marcelo da Fonseca Lopes Costa (Evvai, São Paulo)
- Prêmio de Serviço – Rodrigo Cavalcante (Tuju, São Paulo)