Filip Calixto   |   15/07/2025 12:56

Concha y Toro inaugura Centro del Vino para impulsionar enoturismo no Chile

Ideia dos empresários é ajudar a posicionar o Chile como referência internacional no enoturismo

Divulgação/Centro del Vino
Localizado no Vale do Maipo, a 20 quilômetros do centro da capital chilena, espaço faz parte das comemorações dos 140 anos da vinícola, anunciadas em 2022
Localizado no Vale do Maipo, a 20 quilômetros do centro da capital chilena, espaço faz parte das comemorações dos 140 anos da vinícola, anunciadas em 2022

A vinícola chilena Concha y Toro inaugurou oficialmente seu novo Centro del Vino, em Pirque, região metropolitana de Santiago. O projeto tem como objetivo, segundo contam os empresários responsáveis, ajudar a posicionar o Chile como referência internacional no enoturismo. A proposta combina tecnologia, história e cultura vitivinícola em uma experiência imersiva.

Localizado no Vale do Maipo, a 20 quilômetros do centro da capital chilena, espaço faz parte das comemorações dos 140 anos da vinícola, anunciadas em 2022, e foi desenvolvido por uma equipe multidisciplinar de profissionais chilenos liderada por Isabel Guilisasti, vice-presidente de Vinhos Finos e Imagem Corporativa da empresa.

A experiência no local é organizada em seis zonas temáticas:

  • Zona 1 - Centro do Visitante: Previsto para 2026, será a entrada principal do complexo, com bilheteria, auditório e loja boutique.
  • Zona 2 - Plaza Concha y Toro: Espaço gastronômico com degustações, restaurante, bar e uma adega reconstruída do século XIX, que abriga exposições temporárias de arte e artesanato chilenos.
  • Zona 3 - Casillero del Diablo: Museu interativo que aborda as origens da vinícola, a lenda do Casillero del Diablo e os processos de vinificação, com ênfase em experiências sensoriais.
  • Zona 4 - Adega Don Melchor: Prevista para 2026, oferecerá uma experiência exclusiva centrada no vinho Don Melchor, lançado em 1987.
  • Zona 5 - Espaços de Degustação: Degustações guiadas por sommeliers com vista para vinhedos e o parque centenário Concha y Toro.
  • Zona 6 - Parque e Casa Don Melchor: Área de 22 hectares dedicada à conservação do patrimônio histórico e natural, com visitas exclusivas à residência de 1883.

Além do percurso, os visitantes têm acesso a obras de artistas chilenos, como esculturas, murais e instalações que dialogam com o universo do vinho.

Divulgação/Centro del Vino
O tour dura 120 minutos, com guias em espanhol, inglês e português. Funciona diariamente das 9h às 23h
O tour dura 120 minutos, com guias em espanhol, inglês e português. Funciona diariamente das 9h às 23h

O centro também se diferencia por tornar-se o primeiro do setor a obter o selo de turismo sustentável "Preferred by Nature" e abriga, em parceria com instituições de pesquisa, o primeiro Sítio Seguro para Conservação da flora nativa chilena.

Com expectativa de impulsionar ainda mais o fluxo turístico, que superou 230 mil visitantes em 2024, o Centro del Vino amplia a oferta da Concha y Toro e reforça o papel do Chile como destino estratégico no enoturismo global.

O tour dura 120 minutos, com guias em espanhol, inglês e português. Funciona diariamente das 9h às 23h. As reservas podem ser feitas pelo site.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados