Movida

Marcel Buono   |   13/07/2018 08:15

Dia do rock: curta em atrações no Brasil e no mundo

Roteiros, parques temáticos, museus, galerias e grandes festivais se inspiram no mundo do rock

Divulgação Visit Britain
O Dia do Rock é celebrado em todo o mundo no dia 13 de julho e, em 2018, a data caiu justamente em uma sexta-feira, dando um toque mais “sombrio” à comemoração. Mas também pode ser a desculpa ideal para celebrar a data no fim de semana inteiro. No Brasil e em várias partes do planeta, algumas atrações turísticas foram feitas especialmente para os fãs do estilo musical, podendo ser visitadas ao longo de todo o ano. Outras acontecem em datas específicas, portanto necessitam de mais planejamento por parte dos viajantes.

São parques temáticos, museus, galerias, grandes festivais e até roteiros completos de carro que podem ser explorados tanto por fãs de rock como por apaixonados por novas aventuras. Listamos alguns deles abaixo:

MONTANHAS-RUSSAS
Inaugurada em 1999 no Hollywood Studios (então MGM) de Walt Disney World, em Orlando (EUA), a Rock’n’Roller Coaster Starring Aerosmith é uma montanha-russa indoor que permite aos seus visitantes adrenalina ao ritmo de uma das maiores bandas de rock de todos os tempos. A atração foi exportada em 2002 e pode ser encontrada também no Disneyland Resort Paris.

A Universal Orlando, vizinha da Disney na Flórida, também tem sua montanha-russa inspirada no rock. A Hollywood Rip Ride Rockit, no Universal Studios, chega aos 105 km/h ao som de bandas como Steppenwolf, ZZ Top, Motley Crue e Limp Bizkit, mas também explora outros gêneros musicais. Beastie Boys, Daft Punk, Kanye West, Black Eyed Peas e MC Hammer também fazem parte da trilha sonora que abafa aqueles gritos histéricos típicos de parques de diversões.

Já na Disney de Anaheim, na Califórnia, a atração que faz referência aos Guardiões da Galáxia (antiga Torre do Terror) toca hits como Born to Be Wild, do Steppenwolf, e Burning Love, de Elvis Presley.

Divulgação/Walt Disney World
Rock 'n' Roller Coaster Starring Aerosmith, no Hollywood Studios
Rock 'n' Roller Coaster Starring Aerosmith, no Hollywood Studios
GRANDES FESTIVAIS
Ao longo do ano, shows e festivais de rock são organizados em todo o planeta e atraem multidões de fãs. O Coachella, realizado em abril na Califórnia, e o Glastonbury, que acontece em junho na Inglaterra, são dois dos maiores e mais famosos festivais do mundo. A opção britânica recebeu mais de 135 mil pessoas em 2016, enquanto a norte-americana atraiu cerca de 125 mil em 2017.

No Brasil, o cenário cresce ano após ano e, segundo pesquisa encomendada pelo Stubhub, 34% da população nacional vai a três ou mais festivais por ano. Além disso, 60% dos entrevistados disseram que viajariam a outro país da América Latina em busca de apresentações de suas bandas favoritas.

O Rock in Rio e o Lollapalooza são os principais eventos periódicos relacionados ao rock no Brasil. O primeiro, que já teve edições também em Lisboa, Madri e Las Vegas, será realizado pela oitava vez na capital fluminense no segundo semestre de 2019. Já o Lollapalooza acontece desde 2012 em São Paulo, normalmente em março.

Divulgação/Glastonbury Festival
Festival de Glastonbury, na Inglaterra, em 2017
Festival de Glastonbury, na Inglaterra, em 2017
MUSEUS
A história do rock é longa e cheia de ramificações, por isso, existem centenas de museus relacionados ao gênero espalhados pelo mundo, mas alguns merecem maior destaque, como o Rock and Roll Hall of Fame de Cleveland, nos Estados Unidos. O local, inaugurado em 1983 e ampliado em 1995, explora os maiores nomes da música internacional, como Beatles, Rolling Stones, Chuck Berry, Bob Dylan, Led Zeppelin, Jimi Hendrix, entre centenas de outros.

O hall da fama, claro, também homenageia Elvis Presley, mas nos Estados Unidos há uma atração específica para o “Rei do Rock”: Graceland, em Memphis. A residência do músico falecido em 1977 foi transformada em museu (ou templo) e, hoje em dia, é a segunda casa mais visitada do país, atrás apenas da Casa Branca. Em 2016, o ponto turístico ultrapassou a marca de 20 milhões de visitantes.

Para quem quer ficar pertinho dos seus ídolos do rock (e de outras esferas da sociedade), o museu de cera Madame Tussauds é um prato cheio. Réplicas perfeitas de grandes astros como Ozzy Osbourne, Freddie Mercury, Johnny Cash, Jimi Hendrix, Elvis Presley, John Lennon, Paul McCartney, entre outros, podem ser encontradas tanto na matriz de Londres, como nas outras 23 filiais da marca na Ásia, Europa e Estados Unidos.

Wikicommons/Joseph Novak
Graceland, a casa de Elvis Presley em Memphis, nos EUA
Graceland, a casa de Elvis Presley em Memphis, nos EUA
HARD ROCK CAFÉ
Um dos símbolos mais conhecidos do mundo é o do Hard Rock Café. Fundado em 1971, em Londres, o empreendimento se expandiu monstruosamente e, em 2015, já contava com 181 restaurantes, 25 hotéis e 11 cassinos espalhados por mais de 75 países. Seu maior estabelecimento fica em City Walks, na Universal Orlando (EUA), que também tem um resort Hard Rock. Outras opções são encontradas em Punta Cana (República Dominicana), Cancún, Riviera Maya, Riviera Nayarit (México) e Panamá. O Brasil vai ganhar resorts com a marca Hard Rock nos próximos anos.

Divulgação/Hard Rock Hotel Orlando
Hard Rock Hotel, em Orlando, na Flórida
Hard Rock Hotel, em Orlando, na Flórida
ROTAS E TOURS
Os Estados Unidos oferecem muitas opções interessantes para quem escolhe desbravar suas estradas, e uma delas envolve a rota entre Nova Orleans, na Louisiana, Memphis e Nashville, no Tennessee. O percurso que sobe o rio Mississipi é riquíssimo culturalmente e mescla atrações do rock, country, jazz e blues.

Mais ao norte do país, um tour em homenagem ao cantor Prince foi lançado em junho deste ano. O Prince Legacy Tour: Sights & Sounds of Minneapolis custa US$ 80 por pessoa e passa por lugares como sua casa de infância, o First Avenue Night Club do filme Purple Rain, o Schmitt Music Mural, o Orpheum Theater, o Electric Fetus, o Prince Mural e o Underground Graffiti Tunnel.

Já na costa oeste norte-americana, a cidade de Seattle possui forte ligação com a criação do movimento grunge e oferece opções de passeios a localidades que fizeram parte da história de bandas como Nirvana, Pearl Jam, Soundgarden e Alice in Chains.

Mas o bar mais famoso do mundo com a temática musical não está nos EUA, e sim na Inglaterra. O Cavern Club, em Liverpool, está diretamente ligado ao surgimento dos Beatles, sendo o local onde os quatro garotos que ganharam o mundo fizeram suas primeiras apresentações. Já em Londres está a rua mais famosa do rock: Abbey Road, que atrai turistas de todas as partes ansiosos em atravessar a mesma faixa de pedestres da capa do 12º álbum da banda.

Andar pela Inglaterra atrás de referências a David Bowie ou ao Queen, ou pela Irlanda, terra do U2, ou ainda Brasília, do Legião Urbana e tantas bandas, ou a São Paulo de Rita Lee e do Ira é outra atividade que os turistas amam fazer ao viajar. O rock, afinal, se espalha por todo o planeta.

Reprodução/Instagram @cavernliverpool
Cavern Club, em Liverpool, na Inglaterra
Cavern Club, em Liverpool, na Inglaterra
GRANDES ESPETÁCULOS
Desde 2006, Las Vegas conta com uma apresentação do Cirque du Soleil chamada Love, inspirada na discografia dos Beatles, no hotel The Mirage. Já em Nova York, dentre os inúmeros musicais em cartaz na Broadway, o School of Rock vem fazendo sucesso desde 2015, quando estreou. A peça é inspirada no livro de Julian Fellowes que deu origem ao filme Escola de Rock, estrelado por Jack Black. E dependendo de onde estiver nos Estados Unidos ou pelo mundo pode assistir a turnês de espetáculos como We Will Rock You, Tommy, Rent, American Idiot e outros baseados no rock ou que utilizam o ritmo muito bem. Há até alguns navios com shows roqueiros da Broadway, como Rock of Ages, a bordo do Breakway, da NCL.

divulgação/Cirque du Soleil
Espetáculo Love, do Cirque du Soleil, em Las Vegas
Espetáculo Love, do Cirque du Soleil, em Las Vegas
LOGO ALI
Agora, uma opção bacana e com fácil acesso é a Galeria do Rock, em São Paulo. Inaugurado em 1963, na avenida São João, o centro comercial foi tomado por lojas e bares administrados por fãs do rock ao longo dos anos e virou um dos principais pontos turísticos do centro da cidade.

E você? Tem alguma dica? Alguma foto? Algum lugar especial para comemorar o dia do rock? Manda pra gente (redacao@panrotas.com.br) ou comente aqui na notícia. E let's rock.
Reprodução/Instagram @galeriadorockoficial
Galeria do Rock é um dos marcos do Centro de São Paulo
Galeria do Rock é um dos marcos do Centro de São Paulo

Tópicos relacionados

 AVALIE A IMPORTÂNCIA DESTA NOTÍCIA

Mais notícias