Movida

Marcos Martins   |   28/08/2018 08:20

Dunas, tirolesa e buggy: conheça a Rota das Falésias do Ceará

Roteiro com oito destinos cearenses oferece opções de adrenalina e muita diversão


Marcos Martins
Rota das Falésias é promessa de diversão
Rota das Falésias é promessa de diversão
Além de endereços tradicionais como a Praia do Futuro, Cumbuco e Jericoacoara, o Estado do Ceará investe cada vez mais na chamada Rota das Falésias, um tipo de formação geográfica entre terra e mar no litoral, acompanhado de suas dunas. De olho nesse potencial turístico, um grupo de lideranças empresariais ganhou apoio do Sebrae na estruturação desse roteiro.

O trecho é composto por 13 cidades, sendo oito do Ceará – contando com Aquiraz, Eusébio, Pindoretama, Cascavel, Beberibe, Fortim, Aracati e Icapuí – e outras três no Rio Grande do Norte. Em território cearense, destacam-se como principais destinos Canoa Quebrada, Porto das Dunas, Morro Branco, Praias das Fontes e Uruaú.

“O roteiro integra vivência com a natureza e equipamentos que cabem em todos os gostos e bolsos, disponibilizando hotéis econômicos e de charme, pousadas e resorts com serviços de alimentação que variam de meia pensão à all inclusive. Dá para vivenciar experiências variadas nas comunidades locais e com a natureza, sol e mar, cultura e história”, afirma o proprietário da Mossoró Tur, Pablo Fernandez, um dos profissionais que comercializa a rota.

DESTINOS
Canoa Quebrada, em Aracati, é uma das peças-chave da Rota das Falésias, simbolizada por uma lua e estrela. Os passeios de buggy são responsáveis pela maior dose de emoção com as descidas em alta velocidade. Uma dica essencial é apenas contratar serviços de motoristas credenciados, pois as dunas mudam de formato, diariamente, e esses profissionais checam as condições antes de começarem os roteiros, garantindo a segurança dos visitantes.

Marcos Martins
Tirolesa em Canoa Quebrada
Tirolesa em Canoa Quebrada
Além disso, dá para saltar de tirolesa que passa por lagoa natural e descer de sandboard, o popular “esquibunda”, sem agendamento prévio, basta pagar na hora. É comum combinar o passeio de buggy a essas atividades para a experiência ficar mais completa. E ao anoitecer, os moradores e turistas se encontram na rua principal, que ganhou o apelido de Broadway, onde há opções de bares, restaurantes e muita música.

Já o território de Beberibe reúne o trio de Morro Branco, Praia das Fontes e Uruaú ao longo de 54 quilômetros de litoral com natureza conservada. Neste eixo, geralmente os passeios em quatro rodas fazem uma parada na Gruta da Mãe D’água, que foi cenário da novela Tropicaliente, e na lagoa do Uruaú, em meio às dunas, procuradas para passeios de jet ski, caiaque, windsurfe, wakeboard e kitesurf.

Veja mais fotos no álbum abaixo:

Tópicos relacionados

 AVALIE A IMPORTÂNCIA DESTA NOTÍCIA

Mais notícias