Marcos Martins   |   27/08/2018 14:28

Conheça os atrativos da Rota Verde do Café, no interior do Ceará

Região do Maciço de Baturité oferece passeios em fazendas de café e degustação de pratos com o grão


Marcos Martins
Estado cearense também produz café de qualidade
Estado cearense também produz café de qualidade
O Ceará é um dos destinos mais famosos do Brasil quando o assunto é praia, mas há outros tipos de experiência no interior do Estado que valem a aposta. Uma dessas opções alternativas de roteiros está na formação geológica do Maciço de Baturité com a chamada Rota Verde do Café, que corresponde a uma área de 32,6 mil hectares na serra.

A duas horas e meia da capital Fortaleza, esta rota inclui os municípios de Baturité, Mulungu, Guaramiranga e Pacoti, onde há produção do café de sombra, cultivado debaixo de pés de ingazeiras. O resultado promete um sabor livre de produtos químicos, pois o grão é colhido de forma artesanal em modelo de prática sustentável, apoiada pelo Sebrae.

O Sítio Águas Finas é um dos espaços que abre as portas para os visitantes conhecerem melhor a produção do café local, em Guaramiranga, desde a plantação ao momento em que são moídos os grãos na máquina.

Marcos Martins
Guia e proprietário do Sítio Águas Finas, Francisco Uchoa
Guia e proprietário do Sítio Águas Finas, Francisco Uchoa
“Nossa atividade visa, principalmente, o Turismo para fazer com que os visitantes conheçam melhor o café da região. Atendemos todos os dias, de 10h às 17h, com duração média de duas horas o passeio. O nosso café veio da Etiópia e chegou ao Ceará em 1824. O meu meu avô que começou tudo em 1939 e agora cuido do negócio”, explica o guia e proprietário, Francisco Uchoa.

Já o Sítio São Luís, em Pacoti, é considerado uma herança dos tempos áureos da produção de café na região e hoje abre para visitação em alguns espaços da residência, não sendo necessariamente um museu porque há moradores na casa.

Marcos Martins
Sítio São Luís faz parte do roteiro
Sítio São Luís faz parte do roteiro
No espaço, o visitante consegue experimentar o café próprio do sítio, comer bolo feito com o grão, além de um pão caseiro que pode ser saboreado com ricota e geleia. A atmosfera do ambiente é composta por fogão à lenha, tacho de cobre, panelas de barro e chaleira a todo vapor, em clima intimista.

Veja mais fotos no álbum abaixo:

Tópicos relacionados

 AVALIE A IMPORTÂNCIA DESTA NOTÍCIA

Mais notícias