Isabella Tagliapietra   |   02/07/2019 13:29   |   Atualizada em 02/09/2019 10:27

Santuário Nacional, em Aparecida (SP), inaugura trem e pedalinho

A Cidade do Romério recebe a inauguração de um trem elétrico, que fará o Caminho do Rosário, e de 12 pedalinhos, que irão ficar no lago da cidade


Thiago Leon
Trenzinho passa pelo Caminho do Rosário, ligando Cidade do Romeiro ao Porto Itaguaçu
Trenzinho passa pelo Caminho do Rosário, ligando Cidade do Romeiro ao Porto Itaguaçu
Na próxima sexta-feira 95), o Trem do Devoto será inaugurado na Cidade do Romeiro, em Aparecida (SP). O trenzinho se apresenta como uma opção de retorno para todos que realizarem o caminho a pé, além de facilitar a visita de idosos e pessoas com deficiência, já que opera nos dois sentidos do trajeto.

"O trem surgiu com o propósito de auxiliar as visitas ao Caminho do Rosário. O intuito é que a pessoa faça o caminho a pé, meditando os mistérios do terço e depois volte pelo trenzinho. Entretanto, ele também pode ser utilizado em um percurso de ida e volta, já que a obra foi pensada, sobretudo, para as pessoas que possuem dificuldade de locomoção", destaca o gerente de Operações, Fábio Cardoso.

O trenzinho elétrico percorre o trajeto de 1,4 quilômetros em cerca de dez minutos. Durante o percurso, os passageiros passam por 20 cenários que retratam o mistério do Rosário em 128 esculturas. O embarque e desembarque pode ser feito na Cidade do Romeiro ou no Porto Itaguaçú.

"Em Aparecida ele traz um conceito mais retrô, baseado em uma locomotiva antiga, levando os peregrinos ao Porto Itaguaçú, local onde começa toda a história da devoção à Nossa Senhora Aparecida", esclarece Cardoso.

Além do trem, o Santuário Nacional também recebeu 12 pedalinhos no lago da Cidade do Romeiro. O espaço é tematizado com a Turma dos Devotos Mirins, projeto de evangelização infantil do Santuário Nacional.

"Queremos, de forma lúdica, aproximar as crianças e seus familiares deste projeto. Desta forma, mais do que uma área de diversão, vamos fazer daquele espaço um local de fortalecimento dos valores cristãos por meio destes personagens", afirma o ecônomo do Santuário Nacional, padre Luiz Claudio Alves de Macedo.

Tópicos relacionados

 AVALIE A IMPORTÂNCIA DESTA NOTÍCIA

Mais notícias