Larissa Faria   |   09/08/2019 20:32
Atualizada em 09/08/2019 22:05

O que a Varsóvia tem de bom a oferecer? Veja no famtur da Schultz

A Schultz operadora levou 17 agentes de viagens brasileiros para conhecer a Polônia. Confira as principais atrações da capital Varsóvia.


Larissa Faria
À direita, o imponente Castelo Real de Varsóvia, na região da Cidade Velha
À direita, o imponente Castelo Real de Varsóvia, na região da Cidade Velha
Ao fim da segunda guerra mundial, a capital da Polônia, Varsóvia, teve 85% de suas construções destruídas. Surpreende, porém, que atualmente as ruínas sejam apenas um resquício do passado da cidade. Para convidar os viajantes a conhecer de perto as muralhas remanescentes do destino, a Schultz em parceria com o Turismo da Polônia está realizado uma famtur pelo país. O intuito é apresentar a Polônia moderna, que tem muito a oferecer além de seus marcos históricos.

Andar pela cidade de Varsóvia, porém, é deparar-se constantemente com construções contemporâneas ao lado de monumentos representativos. Um deles está em um dos pontos mais visitados, que é a região conhecida como Cidade Velha. O Castelo Real de Varsóvia chama a atenção por sua imponência, mas torna-se ainda mais especial quando conhecemos seu histórico: construído no século XIII, o local que foi residência de reis e rainhas até 1795 foi bombardeado pelos nazistas em 1939. Na época, funcionava nele um museu sobre a monarquia.

Sem apoio do poder público, porém, pessoas ligadas a espaço cultural uniram-se em 1971 para reconstruir o castelo respeitando suas características originais. Com parte do acervo recuperado, ele foi reaberto em 1984 e permanece até hoje em funcionamento, sendo um exemplo de como o país se reergueu. Cada sala visitada, com pinturas no teto e sancas talhadas em ouro, é um espetáculo, sendo impossível ir embora sem querer visitar todo o prédio. São tantos detalhes que não vale a pena perdê-los pela dificuldade com a língua local.


Larissa Faria
A guia Agniezka Didénko e Dorota Zadrozna, do departamento de Estratégia e Marketing da Polônia
A guia Agniezka Didénko e Dorota Zadrozna, do departamento de Estratégia e Marketing da Polônia

GUIA FLUENTE EM PORTUGUÊS

Por aqui, o idioma não é uma barreira para quem compreende o básico de inglês e espanhol. Para explicar detalhadamente o significado de cada lugar do roteiro, porém, o grupo de 17 agentes de viagens brasileiros foi acompanhado pela guia polonesa Agniezka Didénko (aguia@wp.eu). Ela auxilia casais e grandes grupos, explicando em português fluente toda a história dos pontos turísticos. Chamada pelo grupo de “Aga”, ela conta que grande parte de seus clientes são idosos que têm receio com a língua local. Aprender palavras básicas em polonês, porém, faz a diferença: um simples “dzien dobry” (bom dia, em polonês), faz com que funcionários de comércios abram sorrisos ao lhe atender, mesmo que você continue a conversa em outro idioma.

O Portal PANROTAS viaja a convite da Schultz e do Turismo da Polônia.

Veja, no álbum abaixo, lugares interessantes da Varsóvia visitados pelo grupo:

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Larissa Faria

Larissa Faria tem 571 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS