Filip Calixto   |   02/03/2020 16:19

Carnaval carioca recebeu 2,1 milhões de turistas, diz Riotur

Levantamento da Riotur aponta que o Carnaval carioca recebeu 2,1 milhões de turistas em 2020.

Devulgação/Alexandre Macieira
Marcelo Alves, presidente da Riotur
Marcelo Alves, presidente da Riotur
O Carnaval do Rio de Janeiro atraiu mais de 2,1 milhões de turistas, 31% a mais que o verificado no ano passado. O índice foi revelado hoje (2) pela Riotur, que mensurou os números da folia carioca. De acordo com o órgão, foram 10 milhões de pessoas circulando pela cidade no período e, entre os visitantes, 77% eram brasileiros e 23% estrangeiros. Esse contingente gerou ocupação hoteleira de quase 100% e movimentou R$ 4 bilhões.

Os estrangeiros que mais visitaram o Rio durante o Carnaval eram argentinos, chilenos, norte-americanos e italianos. Entre os brasileiros, a maioria veio de São Paulo, Minas Gerais e Rio Grande do Sul. A média de permanência na cidade é de 6,4 dias.

Alguns bairros como Flamengo, Botafogo, Leme e Copacabana tiveram sua oferta hoteleira totalmente preenchida. E algumas outras como centro e São Conrado obtiveram ocupação de 92% e 87%, respectivamente.

Sobre a boa movimentação na cidade durante as festas, o prefeito Marcelo Crivella destacou a postura da prefeitura quando decidiu modificar a destinação da verba pública. "Fizemos história para o Carnaval da nossa cidade, para o nosso povo e para os nossos turistas. Investimos onde a prefeitura acredita que deve investir", afirma. "Retiramos o investimento do Carnaval que cobra ingressos e investimos no Carnaval do povo, que vai à estrada Intendente Magalhães conferir a arte que aquelas escolas têm a mostrar. Nos blocos e nos tradicionais bailes da Cinelândia e na Avenida Chile, nos coretos e nos diversos bailes populares espalhados por toda a cidade que está a essência da festa carioca", complementa.

"O carnaval que acabamos de entregar confirma a capacidade que temos em fazer um evento tão complexo e tão grandioso. Acho que só o Rio tem isso e acho que só o carioca é capaz de receber mais de dois milhões de turistas num período tão curto de tempo", aponta o presidente da Riotur, Marcelo Alves.

Somando o público de blocos, megablocos, Sapucaí, Intendente Magalhães e os 77 palcos populares distribuídos pela cidade, 10.637.007 pessoas participaram dos eventos carnavalescos do Rio. Desse total, mais de 7 milhões pessoas estavam nos blocos.

Para levantar esse números, a Riotur investiu em três pesquisas: Sambódromo, blocos de rua e quatro unidades dos postos de informações turísticas (Galeão, Copacabana, Santos Dumont e Rodoviária Novo Rio).


Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Foto de Filip Calixto

Conteúdos por

Filip Calixto

Integrante da equipe PANROTAS desde 2019, atua na cobertura de Turismo com olhar tanto para as tendências do mercado quanto para histórias que movimentam o setor. Formado em Comunicação Social com ênfase em Jornalismo e também em Processos Fotográficos, formações que permitem colaborar de forma dupla com a redação - entre textos e imagens. Fora do trabalho, encontra inspiração no samba, no cinema, na literatura e nos esportes. Colaboração para o Portal PANROTAS

Filip Calixto tem 7162 conteúdos publicados no PANROTAS. Confira!