Karina Cedeño   |   28/10/2025 22:26

Veja fotos da inauguração do Espaço Usina em Foz do Iguaçu (PR)

Novo local marca a revitalização da antiga Usina São João, primeira hidrelétrica de Foz do Iguaçu

PANROTAS / Karina Cedeño
José Ulisses do Santos, chefe do Parque Nacional do Iguaçu, Carla Guaitanele, do ICMBio, Pedro Menezes, diretor de Áreas Protegidas do Ministério do Meio Ambiente, Mario Macedo, CEO da Urbia Cataratas, e  Marcelo Scaff, consultor do ICMBio para assuntos de concessão
José Ulisses do Santos, chefe do Parque Nacional do Iguaçu, Carla Guaitanele, do ICMBio, Pedro Menezes, diretor de Áreas Protegidas do Ministério do Meio Ambiente, Mario Macedo, CEO da Urbia Cataratas, e Marcelo Scaff, consultor do ICMBio para assuntos de concessão

FOZ DO IGUAÇU (PR) – A Urbia Cataratas, junto ao Parque Nacional do Iguaçu e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), inaugurou nesta terça-feira (28) o Espaço Usina.

O novo local marca a revitalização da antiga Usina São João, primeira hidrelétrica de Foz do Iguaçu que foi desativada em 1983 e agora ganha agora uma nova função: ser um atrativo turístico. O espaço oferece um circuito histórico e trilhas em meio à Mata Atlântica.

Na cerimônia de inauguração, o CEO da Urbia Cataratas, Mario Macedo, destacou o projeto de ampliação dos atrativos no Parque Nacional do Iguaçu. “Eu gostaria de ressaltar que essa é mais uma entrega da Urbia Cataratas dentro do plano de expansão. A gente tem feito novas ações, já começamos os trabalhos no Porto Canoas e vamos adiante, confiando que esse parque será um dos melhores do mundo".

"Acho importante destacar que os contratos de concessão são viáveis tecnicamente, e que a gente consegue achar um ponto de equilíbrio entre conservação de natureza e visitação pública. Tudo isso é possível, sim, unir os dois lados em um mesmo lugar, em equilíbrio", complementou o consultor do ICMBio para assuntos de concessão, Marcelo Scaff.

Já o chefe do Parque Nacional do Iguaçu, José Ulisses do Santos, falou sobre o posicionamento do parque como referência no Turismo e na conservação ambiental. "Queremos ser uma referência internacional como uma unidade de conservação e um parque nacional que promove a visitação, a conservação e a inclusão social, gerando benefícios para toda a sociedade".

Carla Guaitanele, representando o presidente do ICMBio, Mauro Pires, destacou o potencial do destino para receber diferentes públicos. "Foz do Iguaçu cada vez mais se consolida como um destino nacional que traz essa diversidade de atrativos. Saímos desse patamar de só olhar para as Cataratas e trazer um único público e começamos, de fato, a conseguir trazer diversos públicos".

Por fim, Pedro Menezes, diretor de Áreas Protegidas do Ministério do Meio Ambiente, concluiu: "A criação do Espaço Usina é resultado de uma parceria, e não de uma rivalidade. É um exemplo de que é possível trabalhar juntos quando todos querem a mesma coisa. Unidos, construímos mais".

Veja, no álbum abaixo, mais fotos da inauguração do Espaço Usina.


O Portal PANROTAS viaja a convite da Urbia Cataratas e do ICMBio.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Foto de Karina Cedeño

Conteúdos por

Karina Cedeño

Karina Cedeño tem 7606 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero em 2011 e com mais de dez anos de experiência em reportagens no setor de Turismo.