Thalita Almeida   |   27/02/2019 16:28

Riotur quer transformar o carnaval do RJ no melhor do mundo

Promovido pela Prefeitura do Rio, através da Riotur, o Carnaval este ano contará com um esquema especial.

A Prefeitura do Rio de Janeiro, por meio da Riotur, apresentou na manhã de hoje a megaoperação que os órgãos públicos prepararam para o carnaval. A capital fluminense espera sete milhões de foliões neste ano, dos quais 1,5 milhão de visitantes. O Carnaval Rio 2019 conta com algumas mudanças que tem como objetivo proporcionar mais segurança aos foliões e manter o bom funcionamento da cidade, além de também minimizar o impacto para os moradores e turistas que não participam da festa.

Marluce Balbino
Marcelo Alves, Presidente da Riotur entre Joaquim Dinis, Presidente da CET-RIO  e Eduardo Furtado, coordenador de controle urbano
Marcelo Alves, Presidente da Riotur entre Joaquim Dinis, Presidente da CET-RIO e Eduardo Furtado, coordenador de controle urbano
Os principais ajustes estão no carnaval de rua, com direcionamento dos megablocos para o Centro; retirada dos blocos das ruas estreitas do interior dos bairros das zonas Sul e Norte. Tais decisões foram tomadas em conjunto com órgãos públicos, associações de moradores e representantes de blocos, levando em consideração a posição dos órgãos de saúde, segurança, patrimônio e trânsito.

“Estamos trabalhando para transformar o maior carnaval do mundo no melhor carnaval do mundo. E, para isso, colocamos em prática algumas mudanças que julgamos, junto a diferentes órgãos públicos, necessárias para o melhor funcionamento da cidade durante o período dessa grandiosa festa", comentou o presidente da Riotur, Marcelo Alves.

De acordo com dados apresentados pela ABIH-RJ, a média de ocupação hoteleira na capital fluminense está em 88%. Entre os bairros mais buscados pelos turistas estão Flamengo e Botafogo, com 96% de ocupação. Na sequência estão Ipanema e Leblon (89%), Copacabana e Leme (89%), centro e Barra da Tijuca com (84%).


BLOCOS E ACESSIBILIDADE

O carnaval de rua reúne, até 10 de março (o domingo pós-carnaval) mais de 490 cortejos de blocos inscritos na Riotur. Uma grande estrutura foi montada para atender aos blocos que desfilam pela cidade e algumas mudanças foram realizadas em relação ao último ano, como a transferência dos blocos do interior dos bairros para a orla, onde há uma melhor área de escape para a atuação das equipes de saúde e Corpo de Bombeiros, e também a realocação dos megablocos -aqueles com mais de 200 mil foliões-, para a avenida Presidente Antônio Carlos, no centro.

A CET-Rio também montou um esquema especial para o trânsito nos dias de folia. Mais de 600 agentes da prefeitura, entre guardas municipais e apoiadores de tráfego, trabalharão para manter a fluidez nas vias e auxiliar os melhores caminhos para motoristas e pedestres. Segundo a prefeitura, o Centro de Operações utilizará 60 câmeras para monitorar as áreas com grande movimento.

Com o objetivo de facilitar o vai e vem dos foliões durante os cinco dias de carnaval, o metrô funcionará 24 horas. As composições da Linha 2 farão o trajeto direto entre a estação Pavuna e a estação Jardim Oceânico, sem necessidade de transferência entre as duas.

Para a ida e volta dos blocos e do desfile das escolas de samba, no Sambódromo, é recomendados que os foliões comprem os cartões de embarque ou façam a recarga do cartão Giro com antecedência para evitar filas. Durante toda a operação de carnaval, serão aceitos o cartão Giro, o cartão pré-pago, Bilhete Único, Vale-Transporte e RioCard.

Durante a apresentação, Alves reforçou o pedido de não consumir bebidas em garrafas de vidro e ressaltou a multa de R$ 500 para quem urinar em via pública.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Thalita Almeida

Thalita Almeida tem 69 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS