Marcel Buono   |   11/12/2019 15:50
Atualizada em 11/12/2019 16:43

Cinco dicas aprendidas com a Disney sobre storytelling

O diretor de Criação do Walt Disney Imagineering, Scott Trowbridge, e a gerente de Treinamento da Disney, Gabriela Delai, conversaram com cerca de 400 agentes

Emerson Souza
Scott Trowbridge e Gabriela Delai, da Disney
Scott Trowbridge e Gabriela Delai, da Disney
O diretor executivo de Criação do Walt Disney Imagineering, Scott Trowbridge, e a gerente de Treinamento da Disney no Brasil, Gabriela Delai, conversaram com cerca de 400 agentes de viagens na última segunda-feira (9), sobre a importância do storytelling tanto para a gigante do entretenimento como para quem vende Turismo. O evento, realizado em parceria com a PANROTAS, foi realizado no Centro de Convenções Rebouças, em São Paulo.

Confira cinco dicas aprendidas durante a apresentação:

1 - Autenticidade para clientes exigentes
Scott Trowbridge destacou como a nova área Star Wars: Galaxy’s Edge, aberta na Disneyland da Califórnia e no Walt Disney World da Flórida, foi desenvolvida pensando em cada detalhe para satisfazer tanto os exigentes fãs da saga como viajantes que não conhecem os filmes a fundo. De acordo com ele, “cada cantinho carrega uma história para descobrir e elementos autênticos que os fãs tanto querem e merecem”. As histórias a serem contadas são reais e geram engajamento, memórias, interação.

2 - Experiências imersivas
Segundo Trowbridge, no planeta fictício de Batuu, as personagens interagem de maneira natural com os visitantes, sem filas para tirar foto, e cada decisão tomada dentro da área altera a reputação e os rumos da jornada de cada indivíduo. “Tudo foi desenvolvido de maneira autêntica e imersiva para que os visitantes se sintam dentro de um filme. Cada um pode construir seu próprio droide e sentir o poder de ligar seu sabre de luz personalizado”, disse o diretor de Criação. Fazer parte da história, aliás, é o grande mérito da área, seja nos cenários épicos e gigantescos ou no contato com os moradores de Batuu.

Filip Calixto
Artur Andrade, editor-chefe da PANROTAS, com seu droide construído em Star Wars: Galaxy's Edge
Artur Andrade, editor-chefe da PANROTAS, com seu droide construído em Star Wars: Galaxy's Edge
3 - Interagir e emocionar
Trowbridge reforçou como as experiências criadas pela Disney visam tornar as pessoas mais otimistas e felizes em relação ao mundo, deixando seus celulares de lado e interagindo umas com as outras de maneira física e emocional. “História boa é aquela com que você se identifica. Gosto de observar a reação das pessoas que conhecem Batuu e vejo que, apesar de o planeta ser fictício, as emoções vividas ali são reais”, comentou. Você vê a reação de seus clientes a cada sugestão, foto mostrada ou vídeo assistido?

4 - Conhecer para guiar
A gerente de Treinamento da Disney no Brasil, Gabriela Delai, sugeriu três perguntas que os agentes de viagens devem fazer a qualquer cliente logo no início do contato: qual a personagem favorita?, qual a comemoração da viagem? e quais memórias gostariam de levar para casa?. De acordo com ela, as respostas ajudarão o profissional a formatar e guiar a melhor experiência possível de acordo com os desejos de cada pessoa. “É preciso descobrir o que o passageiro tem em mente e passar a ideia de que não há pessoa melhor para ajudá-lo a realizar esse sonho. Assim, ele estará mais receptivo para falar de números e valores”, indicou.

5 - Encantar para fidelizar
Demonstrar total conhecimento sobre o que está oferecendo e vendendo é fundamental para garantir credibilidade ao negócio. “O objetivo é fazer o trabalho tão bem que o cliente vai voltar e ainda vai trazer amigos junto. Um passageiro encantado é um passageiro fiel, por isso temos que cativá-lo e fidelizá-lo”, concluiu Gabriela Delai.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Marcel Buono

Marcel Buono tem 1660 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS