Vinicius Novaes   |   24/04/2020 12:28

Turismo de São Paulo lista boas práticas para o pós-crise

Objetivo é compartilhar as boas práticas, que poderão ser replicadas em outras regiões

Programas de crédito, reforma e limpeza de atrativos turísticos, incentivo a serviços de entrega, políticas de descontos e reorganização do calendário de festas regionais são algumas das medidas adotadas por municípios paulistas para minimizar o impacto da covid-19 no Turismo do Estado.

O Centro de Inteligência da Economia do Turismo, da Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo, realizou em abril uma pesquisa com as prefeituras de 150 estâncias e municípios de interesse turístico para entender como as cidades têm se organizado neste momento e compartilhar as boas práticas, que poderão ser replicadas em outras regiões. O estudo levou em conta os dados de 201 entrevistas.

Emerson Souza
Vinicius Lummertz, secretário de Turismo de São Paulo
Vinicius Lummertz, secretário de Turismo de São Paulo
Em São Francisco Xavier, distrito de São José dos Campos, por exemplo, um grupo de empresários criou o programa de “Voucher Sócio Econômico”, que concede descontos de até 20% em pousadas, restaurantes, lojas e outros estabelecimentos para serem usados após a crise. Parte da renda será destinada ao fundo de assistência.

O Programa de Crédito Turístico, criado pelo Governo de São Paulo para facilitar o acesso de empresas e prefeituras a linhas de financiamento oferecidas por instituições financeiras, também foi destacado na pesquisa.

VEJA A LISTA DE BOAS PRÁTICAS LISTADAS PELA SECRETARIA DE TURISMO DE SÃO PAULO:
1 - Reorganização do calendário de eventos e festividades, priorizando o adiamento em vez de cancelamento;

2 - Campanhas de conscientização para combater a Covid-19 e sobre os impactos no Turismo, usando conteúdo digital, vídeos, cartilhas, boletins, tours virtuais, carros de som, informativos por mensagem de celular, orientações online e via telefone;

3 - Incentivo a serviços de delivery ou drive-thru em propriedades rurais turísticas, bares e restaurantes;

4 - Reforma, limpeza e organização de atrativos turísticos;

5 - Atualização de inventário turístico, planos, materiais promocionais, organização de documentos, ações e serviços internos;

6 - Divulgação de campanha “não cancele, adie sua viagem”;

7 - Capacitação, treinamentos e reuniões entre trade, setor público, conselhos de turismo e agentes locais;

8 - Campanhas para doação de alimentos e produtos de higiene;

9 – Programa de Crédito Turístico do Estado de SP e outras políticas de crédito;

10 - Implantação de plataforma de venda on-line com suporte do setor público;

11 - Venda de vale-presente antecipado para serem usados depois da crise (pacote de viagem ou hospedagem, por exemplo);

12 - Bônus e benefícios para próximas viagens;

13 – Manutenção de salários dos funcionários de pousadas e estabelecimentos.

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