Japan House (SP) faz palestras sobre intercâmbio no Japão

|

unsplash
Com a proposta de promover a troca de conhecimento, história, linguagem e cultura, a Japan House São Paulo realizará uma série de palestras como incentivo ao intercâmbio estudantil no Japão, compartilhando informações para que estudantes possam usufruir da melhor experiência que o país pode oferecer. As iniciativas fazem parte da programação oficial da FIEJ (Feira de Intercâmbio e Estudos no Japão), que acontece no ambiente on-line nos dias 8 e 9 de março.

Para aquecer o assunto, no dia 4 de março, às 19h, no canal do YouTube da Japan House São Paulo, Claudio Kurita, diretor de Eventos e Operações da instituição, abre o evento abordando todas as vertentes nas quais o espaço foca seu papel em disseminar a cultura do Japão, como educação, negócios, esportes, Turismo e cultura. Na ocasião, a equipe do Educativo também promove uma visita guiada virtual à exposição “Embalagens: Designs Contemporâneos do Japão”, em cartaz no segundo andar, do centro cultural. Mediado por Fernando Bazzon - o global head da agência Spiible - o evento conta ainda com depoimento de quem já participou do programa anteriormente, além da interação com espectadores por meio de perguntas e dúvidas que serão respondidas no dia do evento.

“Turismo sustentável no Japão” é tema da segunda palestra promovida pela instituição dentro da programação da Feira de Intercâmbio e Estudos no Japão, em 08 de março, às 21h15, na plataforma Airmeet. Na ocasião, Piti Koshimura, que vive no país nipônico e é autora do blog Peach no Japão, comenta sobre como a aproximação entre turistas e comunidades locais pode promover o cenário das artes e fomentar a economia local, destacando cultura, arquitetura e experiências em um passeio por diferentes províncias japonesas. Eric Klug, Presidente da Japan House São Paulo, conduz a conversa.

Já no dia 9 de março, às 21h15, também na plataforma Airmeet, a Japan House São Paulo apresenta a palestra “Robótica: Uma visão do passado, presente e futuro”, com o Anderson Harayashiki Moreira, do Instituto Mauá de Tecnologia, que trará um breve histórico da robótica no mundo. Entre os tópicos discutidos, destaque para o cenário atual e as principais soluções nas áreas educacional, industrial e de serviço; as principais linhas de pesquisa e desenvolvimento tecnológico na área da robótica, em uma análise sobre como as tecnologias de realidade virtual e aumentada, inteligência artificial, entre outras, contribuirão para o desenvolvimento dos robôs do futuro. O evento traz ainda a participação de Letícia Gomes Ferreira, aluna do curso de Engenharia de Controle e Automação do Instituto Mauá de Tecnologia, que em 2020 participou do programa de mobilidade acadêmica com a Shibaura Institute of Technology – SIT, em Tóquio, no Japão. A palestra também trará dicas e orientações a estudantes brasileiros interessados em ingressar no universo da robótica, bem como as oportunidades junto a instituições japonesas de ensino.

Realizado em parceria com o Study in Japan, programa ligado ao Ministério da Educação do Japão, a FIEJ (Feira de Intercâmbio e Estudos no Japão) acontece com a participação de mais de 20 universidades japonesas. Informações referente a programação e participação estão disponíveis no site da feira.

  • “O Japão de hoje: Intercâmbio, cultura e descobertas”
Quando: 04 de março, às 19h
Onde: Youtube

  • “Turismo sustentável no Japão”
Quando: 08 de março, às 21h15
Onde: Airmeet
Inscrição obrigatória

  • “Robótica: Uma visão do passado, presente e futuro”
Quando: 09 de março, às 21h15
Onde: Airmeet
Inscrição obrigatória
 AVALIE A IMPORTÂNCIA DESTA NOTÍCIA