Movida

Karina Cedeño   |   20/07/2023 16:31

Grandes eventos em SP receberão 6,5 mi de pessoas no 2º semestre

SPTuris mapeou 202 grandes encontros, de shows a congressos, que acontecerão em 30 locais

Daniel Deák/ SPTuris
Gustavo Pires, presidente da São Paulo Turismo
Gustavo Pires, presidente da São Paulo Turismo

Os grandes eventos agendados para o segundo semestre deste ano na cidade de São Paulo devem somar 6,5 milhões de participantes, entre moradores, visitantes (que fazem o tradicional “bate e volta”) e turistas que se hospedarão na cidade. O levantamento é da São Paulo Turismo (SPTuris), empresa da Prefeitura da capital, e não inclui eventos sem histórico, sem expectativa de público divulgada com antecedência ou agendados para hotéis.

Foram mapeados 202 grandes eventos, que acontecerão em 30 locais: dos estádios de futebol, como o Allianz Parque, que receberá Shakira, Bom Jovi, Rod Stewart e Ivete Sangalo, Taylor Swift, RDB, Alanis Morissette e Rogers Waters, entre outros, aos centros tradicionais de feiras, como Distrito Anhembi, Expo São Paulo, Pró-Magno e Expo Center Norte. Entram na lista o Vale do Anhangabaú e o Autódromo de Interlagos.

Daniel Deák/SPTuris
Vale do Anhangabaú, no centro de São Paulo, tem recebido diversos eventos e festivais de música
Vale do Anhangabaú, no centro de São Paulo, tem recebido diversos eventos e festivais de música

Os eventos comerciais, como congressos, convenções e feiras, que formam o chamado segmento Mice, são em maior número, reforçando uma das características marcantes da cidade: 126. Os festivais e shows chegam a 59. Para efeito de contabilização, foram considerados todos os dias de apresentação. No The Town, por exemplo, são cinco dias, com programação diária e público diferentes.

Fecham a lista nove eventos esportivos, entre eles a Fórmula 1, três maratonas e a Corrida de São Silvestre. Onze eventos foram incluídos na categoria “outros” e incluem a Jornada do Patrimônio, que acontece em diversos pontos da cidade, e a São Paulo Fashion Week. Para efeito de contabilização do público não foram considerados os eventos públicos Virada Esportiva e o Réveillon da Av. Paulista.

eto Issa/ GP SP de Fórmula 1
Grande Prêmio São Paulo de Fórmula 1 lota o Autódromo de Interlagos a cada ano
Grande Prêmio São Paulo de Fórmula 1 lota o Autódromo de Interlagos a cada ano

“A título de comparação, é como se São Paulo recebesse, apenas nos grandes eventos, a população da cidade do Rio de Janeiro”, diz o presidente da São Paulo Turismo, Gustavo Pires. “E não consideramos algumas centenas de eventos que acontecem em espaços menores, para nichos de mercado, as montagens de teatro e eventos fechados por empresas, como as convenções de vendas”. Para o executivo, o mais importante é a contribuição para a geração de postos de trabalho. Até maio deste ano, a cidade já havia registrado o saldo positivo de 13 mil empregos com carteira assinada no setor de Turismo e eventos, que inclui bares e restaurantes.

De acordo com a SPTuris, o levantamento é importante para que o mercado de Turismo receptivo e de organizadores de eventos possam se organizar. Pela divisão mensal, julho terá 29 grandes eventos, agosto, 47, setembro, 44, outubro e novembro, 36 cada, e dezembro, dez.

Divulgação


Tópicos relacionados

 AVALIE A IMPORTÂNCIA DESTA NOTÍCIA

Mais notícias