Artur Luiz Andrade   |   12/05/2024 19:37
Atualizada em 12/05/2024 19:51

Secretaria de Estado leva ao Chile evento Rio Continua Lindo Y Cerca de Ti

Chile e Argentina respondem por metade dos turistas estrangeiros no Estado

Divulgação
Sergio Ricardo de Almeida, presidente da TurisRio, o embaixador de Brasil no Chile, Paulo Pacheco, e o secretário de Estado de Turismo do RJ, Gustavo Tutuca
Sergio Ricardo de Almeida, presidente da TurisRio, o embaixador de Brasil no Chile, Paulo Pacheco, e o secretário de Estado de Turismo do RJ, Gustavo Tutuca

A Secretaria de Estado de Turismo do Rio de Janeiro (Setur-RJ) e a TurisRio realizaram, na quarta-feira (8 de maio), em Santiago, no Chile, o encontro comercial “Rio Continua Lindo Y Cerca de Ti”, com a participação de operadores, agências de viagens e companhias aéreas. O objetivo do evento é atrair negócios e visitantes ao estado, e contou com capacitações sobre destinos e atrativos do RJ.

Na ocasião, o secretário de Estado de Turismo do Rio de Janeiro, Gustavo Tutuca, apresentou dados e resultados do Turismo do Rio de Janeiro aos agentes e operadores. Os turistas latinos são os maiores visitantes do RJ. Juntos, Argentina (397.763) e Chile (215.409) representam mais da metade dos quase 1,2 milhão de turistas internacionais que estiveram no Rio em 2023. As empresas aéreas Latam, Sky e JetSmart, que operam os voos de Santiago para o Rio, oferecem, juntas, 33 voos semanais. Na alta temporada, em julho, estão previstos 54 voos semanais ligando as duas cidades.

"O Chile é o segundo maior emissor de turistas ao Rio de Janeiro, atrás apenas da Argentina. Em 2023, recebemos 215 mil chilenos no Rio, o equivalente a 18% do fluxo total de turistas estrangeiros que estiveram aqui. É um número bom, mas com potencial imenso para crescimento. É justamente isso que estamos buscando com esse evento de promoção do Rio de Janeiro aqui no Chile", explicou Tutuca.

Divulgação

O secretário também mostrou o resultado expressivo do show de Madonna, em Copacabana, no último dia 4 de maio. Mais de 1,6 milhão de espectadores estiveram presentes nas areias da “Princesinha do Mar”; o show atraiu cerca de 150 mil turistas nacionais e internacionais e impulsionou 96% de ocupação hoteleira, gerando um retorno de mais de R$ 300 milhões para a economia.

Também estiveram presentes o subsecretário de Estado de Turismo, Nilo Sergio Felix; e o presidente da TurisRio, Sergio Ricardo de Almeida.


Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Foto de Artur Luiz Andrade

Conteúdos por

Artur Luiz Andrade

Artur Luiz Andrade tem 18746 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Artur Luiz Andrade é editor-chefe da PANROTAS, jornalista formado pela UFRJ e especializado em Turismo há mais de 30 anos.