Artur Luiz Andrade   |   12/05/2024 19:37
Atualizada em 12/05/2024 19:51

Secretaria de Estado leva ao Chile evento Rio Continua Lindo Y Cerca de Ti

Chile e Argentina respondem por metade dos turistas estrangeiros no Estado

Divulgação
Sergio Ricardo de Almeida, presidente da TurisRio, o embaixador de Brasil no Chile, Paulo Pacheco, e o secretário de Estado de Turismo do RJ, Gustavo Tutuca
Sergio Ricardo de Almeida, presidente da TurisRio, o embaixador de Brasil no Chile, Paulo Pacheco, e o secretário de Estado de Turismo do RJ, Gustavo Tutuca

A Secretaria de Estado de Turismo do Rio de Janeiro (Setur-RJ) e a TurisRio realizaram, na quarta-feira (8 de maio), em Santiago, no Chile, o encontro comercial “Rio Continua Lindo Y Cerca de Ti”, com a participação de operadores, agências de viagens e companhias aéreas. O objetivo do evento é atrair negócios e visitantes ao estado, e contou com capacitações sobre destinos e atrativos do RJ.

Na ocasião, o secretário de Estado de Turismo do Rio de Janeiro, Gustavo Tutuca, apresentou dados e resultados do Turismo do Rio de Janeiro aos agentes e operadores. Os turistas latinos são os maiores visitantes do RJ. Juntos, Argentina (397.763) e Chile (215.409) representam mais da metade dos quase 1,2 milhão de turistas internacionais que estiveram no Rio em 2023. As empresas aéreas Latam, Sky e JetSmart, que operam os voos de Santiago para o Rio, oferecem, juntas, 33 voos semanais. Na alta temporada, em julho, estão previstos 54 voos semanais ligando as duas cidades.

"O Chile é o segundo maior emissor de turistas ao Rio de Janeiro, atrás apenas da Argentina. Em 2023, recebemos 215 mil chilenos no Rio, o equivalente a 18% do fluxo total de turistas estrangeiros que estiveram aqui. É um número bom, mas com potencial imenso para crescimento. É justamente isso que estamos buscando com esse evento de promoção do Rio de Janeiro aqui no Chile", explicou Tutuca.

Divulgação

O secretário também mostrou o resultado expressivo do show de Madonna, em Copacabana, no último dia 4 de maio. Mais de 1,6 milhão de espectadores estiveram presentes nas areias da “Princesinha do Mar”; o show atraiu cerca de 150 mil turistas nacionais e internacionais e impulsionou 96% de ocupação hoteleira, gerando um retorno de mais de R$ 300 milhões para a economia.

Também estiveram presentes o subsecretário de Estado de Turismo, Nilo Sergio Felix; e o presidente da TurisRio, Sergio Ricardo de Almeida.


Tópicos relacionados