Rio de Janeiro recebe o título de Capital Mundial do Livro pela Unesco
Essa é a primeira vez que uma cidade de língua portuguesa recebe o título concedido pela Unesco

A cidade do Rio de Janeiro recebeu o título de Capital Mundial do Livro pela Unesco, que elege todo ano uma nova representante. O reconhecimento abre espaço para a capital fluminense receber milhares de visitantes, já que nos próximos doze meses, a cidade sediará uma vasta programação voltada para a promoção do livro e da leitura.
Essa é a primeira vez que uma cidade de língua portuguesa é designada como Capital Mundial do Livro e o Rio de Janeiro sucede Estrasburgo, na França. Além disso, com o título, a cidade passa a integrar uma rede de cooperação internacional com as cidades designadas em anos anteriores.
O título destaca a vocação literária e cultural do Rio, considerando que a cidade é sede de uma das maiores feiras do setor na América Latina, a Bienal do Livro do Rio, que em sua edição de 2023 atraiu mais de 600 mil visitantes. O evento é o quarto maior realizado na cidade, atrás apenas do Réveillon, do Carnaval e do Rock in Rio.
Um tour para leitores - Veja destaques da Capital Mundial do Livro
Além de sediar um dos maiores eventos literários do País, o Rio de Janeiro possui diversos pontos turísticos que reforçam a ideia de uma capital cultural e literária. Conheça algumas opções para visitar:
Real Gabinete Português de Leitura
Inaugurado em 1887 e localizado no Centro do Rio de Janeiro, o Real Gabinete Português de Leitura é considerado uma das bibliotecas mais bonitas do mundo. Além da beleza arquitetônica, o Real Gabinete possui o maior acervo de obras de autores portugueses fora de Portugal e um acervo histórico de obras raras.
Fundação Biblioteca Nacional
Fundada em 1810, a Biblioteca Nacional é a maior biblioteca da América Latina e foi considerada pela Unesco uma das dez maiores do mundo, com um acervo de aproximadamente nove milhões de itens. Também está localizada no centro histórico do Rio de Janeiro e possui exposições e acesso ao acervo.
Academia Brasileira de Letras (ABL)
A Academia Brasileira de Letras (ABL) foi fundada em 1897 por figuras como Graça Aranha, Machado de Assis, José Veríssimo e Olavo Bilac. O edifício-sede fica localizado no centro da cidade e é conhecido como Petit Trianon. O museu possui um acervo formado por obras de arte, mobiliário de época e peças de arte decorativas, assim como objetos de uso pessoal dos acadêmicos.