Leão 14: novo Papa tem raízes profundas na cidade que sediará o IPW 2025
Eleição do novo Papa acontece em ano especial para a cidade que receberá a maior feira de Turismo dos EUA

A cidade de Chicago, prestes a receber o IPW 2025, considerada a maior feira de Turismo dos Estados Unidos, acaba de ganhar ainda mais destaque global pelo seu filho ilustre, o cardeal Robert Francis Prevost, ter sido eleito o novo Papa, adotando o nome de Leão 14, nesta quinta-feira (8).
A eleição do novo Papa acontece justamente em um ano especial para a cidade, que se prepara para receber o evento, entre os dias 14 a 18 de junho. A feira reunirá milhares de profissionais do Turismo global, promovendo os Estados Unidos como destino turístico – e agora com um destaque inédito: Chicago como cidade natal do Papa.
A cidade já é conhecida por sua arquitetura, sua cena gastronômica e cultural vibrante, mas agora tem também uma conexão direta com o Vaticano. E a humildade, visão pastoral e domínio de várias línguas do novo Papa refletem o espírito multicultural de Chicago.
Nascido em 14 de setembro de 1955, Prevost cresceu em Dolton, subúrbio no sul de Chicago, onde frequentava a St. Mary of the Assumption Parish. Sua formação espiritual e acadêmica sempre esteve ligada à cidade. O Leão 14 é o primeiro norte-americano da história a ocupar o cargo mais alto da Igreja Católica.
Robert Francis ainda é graduado em matemática pela Villanova University, ligada à Ordem de Santo Agostinho, e seguiu seus estudos em Teologia na Catholic Theological Union, localizada no Hyde Park, coração da comunidade católica intelectual de Chicago.
Leão 14 tem uma trajetória internacional, mas nunca se distanciou de suas origens. Seus primeiros passos como sacerdote agostiniano aconteceram sob influência da forte presença da ordem na região de Chicago. Em 2001, ao ser eleito prior geral da Ordem de Santo Agostinho, levou ao mundo valores aprendidos em sua cidade natal.
Leão 14 tem fortes laços com o Peru

O Leão 14 tem uma profunda ligação com o Peru, país sul-americano onde desenvolveu grande parte de sua trajetória pastoral. O novo Papa foi missionário agostiniano por lá durante os anos 1980 e 1990, servindo como pároco, professor de seminário e administrador. Em 2014, foi nomeado bispo de Chiclayo, cargo que ocupou até 2023, quando foi chamado ao Vaticano para liderar o Dicastério para os Bispos.
Logo em seu primeiro discurso como pontífice, no início da noite já no Vaticano, Leão 14 expressou seu carinho pela "querida diocese" de Chiclayo, destacando a fidelidade e o compromisso do povo peruano com a Igreja. Esta ligação pode sinalizar uma certa continuidade na valorização da América Latina no cenário católico global.