Crise hoteleira em Belém ameaça realização da COP 30; ONU faz reunião de emergência
Países estão pedindo para tirar a COP de Belém pelos valores cobrados pela rede hoteleira da capital

O presidente da COP 30, embaixador André Corrêa do Lago, afirmou que alguns países pediram oficialmente a transferência da conferência da ONU sobre o clima de Belém (PA) para outra cidade, em razão dos preços excessivos praticados por hotéis locais durante o evento. A informação é da Folha de S. Paulo.
Segundo o embaixador, os países estão pedindo para tirar a COP de Belém porque os valores cobrados pela rede hoteleira da capital paraense estão até dez vezes acima do normal, bem acima do usual para conferências climáticas, em que os preços sobem, no máximo, três vezes.
A insatisfação é maior entre países em desenvolvimento, cujas delegações são mais sensíveis ao aumento de custos. A situação levou a UNFCCC, braço climático da ONU a convocar uma reunião de emergência na última terça-feira (29). Segundo a agência Reuters, citada pela Folha, o Brasil se comprometeu a apresentar soluções até o próximo encontro, marcado para 11 de agosto.
ONU convoca reunião de emergência
O escritório climático da Organização das Nações Unidas (ONU) realizou uma reunião de emergência nesta semana para discutir os altos preços das acomodações durante o evento, segundo a agência Reuters.
Marcada para novembro, a conferência climática acontecerá em Belém (PA) e reunirá representantes de quase todos os países do mundo para negociar ações conjuntas contra as mudanças climáticas.
Desde o início do ano, questões logísticas têm dificultado os preparativos para o evento. Governos de países desenvolvidos e em desenvolvimento já alertaram que os custos elevados de hospedagem, impulsionados pela escassez de quartos na cidade, podem inviabilizar sua participação.