Pedro Menezes   |   17/07/2025 09:22
Atualizada em 17/07/2025 11:50

Setor de eventos cresce acima da média nacional e gera recorde de empregos

Segundo IBGE e Ministério do Trabalho, segmento tem 74,6% mais empregos formais que em 2019

Divulgação
O estoque de empregos formais (total de vagas disponíveis em um mercado de trabalho) no core business do setor alcançou 331.987 postos de trabalho em maio de 2025
O estoque de empregos formais (total de vagas disponíveis em um mercado de trabalho) no core business do setor alcançou 331.987 postos de trabalho em maio de 2025

O Produto Interno Bruto (PIB) do segmento de “Outras Atividades de Serviços”, que engloba o setor de eventos, cresceu 4,6% no acumulado de quatro trimestres até o 1º trimestre de 2025. O índice supera a média nacional (3,5%) e coloca o setor entre os que mais avançam no País. É o que diz o boletim da Associação Brasileira dos Promotores de Eventos (Abrape) com base em dados oficiais do IBGE e do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE),

O estoque de empregos formais (total de vagas disponíveis em um mercado de trabalho) no core business do setor alcançou 331.987 postos de trabalho em maio de 2025, um número 74,6% superior ao registrado em 2019, quando havia 190.171 empregos formais. Para fins de comparação, a média nacional cresceu 21,9% no mesmo intervalo.

Um dos destaques são as “atividades de organização de eventos”, que mais que dobrou seu desempenho: o número de trabalhadores formais passou de 47.262 em 2019 para 109.025 em maio de 2025, um crescimento expressivo de 130,7%. O core business abrange atividades como organização de eventos (exceto culturais e esportivos), atividades artísticas e culturais, espetáculos, recreação e lazer, e a produção e promoção de eventos esportivos.

Apenas em maio, a estimativa de consumo no setor foi de R$ 11,618 bilhões. No acumulado entre janeiro e maio, o volume chegou a R$ 57,8 bilhões, o maior já registrado para o período na série histórica iniciada em 2019, com alta de 3,3% em relação ao mesmo período de 2024.

“A geração de empregos e o crescimento acima da média são provas concretas de que políticas públicas como o PERSE não apenas funcionaram, mas foram decisivas para transformar um momento de crise em oportunidade. Agora, estamos diante de um setor mais forte, mais estruturado e com enorme potencial de expansão”

Doreni Caramori Júnior, empresário e presidente da Abrape

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados