Pedro Menezes   |   15/09/2025 08:21

Guarujá (SP) será palco da cerimônia de entrega da Bandeira Azul 2025

Brasil conta com 60 locais pré-aprovados na temporada 2025/2026, um número que cresce a cada ano

Divulgação
Durante a programação da cerimônia, serão entregues as bandeiras às gestões premiadas
Durante a programação da cerimônia, serão entregues as bandeiras às gestões premiadas

A cidade de Guarujá (SP), primeiro destino brasileiro a receber a bandeira azul, será a sede da Cerimônia Nacional de entrega da premiação Bandeira Azul 2025, que acontecerá no dia 31 de outubro, no Iate Clube de Santos (Rua Funchal, 1.140).

Durante a programação da cerimônia, serão entregues as bandeiras às gestões premiadas. Estarão presentes secretarias de Turismo e Meio Ambiente; prefeituras; gestores de praias, marinas e embarcações de turismo; representantes do Júri nacional; parceiros institucionais e imprensa.

Criado em 1987, durante o Ano Europeu do Ambiente, o Programa Bandeira Azul é uma premiação internacional concedida pela Foundation for Environmental Education (FEE). A Iniciativa visa reconhecer e promover o desenvolvimento sustentável em zonas costeiras e marinhas, por meio da educação ambiental e da gestão qualificada de praias, marinas e embarcações de turismo.

Para receber a Bandeira Azul, é necessário atender a 34 critérios, divididos entre temas como Gestão ambiental; Qualidade da água; Educação ambiental; Segurança e Serviços. No Brasil, o programa é coordenado, desde 2006, pelo Instituto Ambientes em Rede (IAR), organização da sociedade civil sediada em Florianópolis-SC.

Além da Bandeira Azul, o IAR representa os programas internacionais Green Key, Eco Escolas, Jovens Repórteres e Aprendendo sobre Florestas. Ao todo, mais de 5 mil bandeiras já foram hasteadas em 51 países. O Brasil conta com 60 locais pré-aprovados na temporada 2025/2026. E esse número cresce a cada ano.

A cerimônia também contempla a entrega do Prêmio Destaques em Educação Ambiental, que reconhece as melhores ações e projetos desenvolvidos pelos destinos durante o ciclo anterior. Expectativa dos organizadores do evento é um público aproximado de mil pessoas. As edições anteriores ocorreram em Niterói-RJ (2022); Balneário Camboriú-SC (2023); e Salvador-BA (2024). Informações detalhadas no link.

"É uma honra termos nossa cidade como anfitriã da Cerimônia Nacional de Entrega da Bandeira Azul 2025. A premiação conferida pelo Júri Nacional da Bandeira Azul reconhece os melhores projetos e iniciativas voltadas à educação ambiental. Estamos certos de que o evento vem ao encontro dos valores e propósitos que norteiam o Visite Guarujá"

Presidente do Visite Guarujá Convention Bureau, João Carlos Pollak


Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Foto de Pedro Menezes

Conteúdos por

Pedro Menezes

Pedro Menezes tem 3803 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Natural do Rio de Janeiro, Pedro Menezes é bacharel em Comunicação Social/Jornalismo e atua há 12 anos na imprensa especializada em Turismo. Atualmente, é editor do maior portal brasileiro voltado a profissionais do setor, com base em São Paulo. O jornalista tem experiência em cobertura nacional e internacional de feiras, congressos e eventos, além de pautas de política e economia ligadas ao Turismo.