WTTC confirma grandes líderes do Turismo no Global Summit em Roma
Global Summit terá como temas centrais inteligência artificial, aviação sustentável e gestão de destinos

O Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC) confirmou alguns dos principais nomes do Turismo italiano e global na 25ª edição de seu Global Summit, que acontece em Roma entre os dias 28 e 30 de setembro de 2025. O encontro é considerado o evento mais influente do setor no mundo.
O evento será realizado em parceria com o Ministério do Turismo da Itália, a ENIT – Agência Nacional de Turismo, a Prefeitura de Roma e a Região do Lácio, reunindo autoridades públicas e executivos das maiores empresas do país para debater os rumos da indústria.
“A Itália voltou a ocupar um papel central no cenário turístico mundial. Receber o mais prestigioso evento do setor é prova dessa centralidade reconhecida internacionalmente. É também uma oportunidade para atrair investimentos e promover nossos destinos”
Ministra italiana do Turismo, Daniela Santanchè
O chair-eleito do WTTC, Manfredi Lefebvre, reforçou o papel do país no futuro da indústria. "Com destinos icônicos, patrimônio cultural e hospitalidade de classe mundial, a Itália tem tudo para moldar o futuro das viagens e do turismo para as próximas gerações”, disse.
Entre os destaques confirmados, estão Manfredi Lefebvre, presidente executivo do grupo AKTG e chair-eleito do WTTC; Andrea Grisdale (IC Bellagio), Massimo Caputi (Terme & Spa Italia), Paolo Barletta (Arsenale Spa) e Pierfrancesco Vago (MSC Cruzeiros). Também participarão nomes como Alessandra Necci (Estense Galleries), Elisabetta Fabri (Starhotels Group), Gabriele Burgio (Alpitour World) e Nerio Alessandri (Technogym).
O Global Summit terá como temas centrais inteligência artificial, aviação sustentável e gestão de destinos, discutindo os principais avanços e desafios do setor.
Projeções
Segundo o Economic Impact Research (EIR) do WTTC, o turismo italiano deve registrar um ano recorde em 2025, com gastos de visitantes internacionais estimados em €60,4 bilhões, superando todos os anos anteriores. O setor deve ainda gerar 3,2 milhões de empregos, 100 mil a mais que em 2024, e contribuir €237,4 bilhões para a economia nacional.