Hotéis de Porto de Galinhas registram forte crescimento de hóspedes estrangeiros
Conectividade aérea entre o Recife e países internacionais contribui significativamente para o crescimento

PORTO DE GALINHAS (PE) – Porto de Galinhas se destaca cada vez mais no Turismo internacional e os hotéis e pousadas do destino têm se beneficiado com essa tendência.
Quem conta é o presidente da Associação dos Hotéis de Porto de Galinhas, Eduardo Tiburtius, durante a realização do Visit Travel Show e Summit Visit 2025, que acontecem nesta semana. “Esse foi o ponto forte do ano. O mercado internacional cresceu bastante para Porto de Galinhas e os hotéis do destino, que antes tinham uma ocupação de 25% a 30% de estrangeiros, viu esse número aumentar para 40% a 45% até alguns meses atrás. Foi um crescimento muito expressivo”, conta Tiburtius.
Entre os fatores que respondem por essa crescimento, está a ampliação da conectividades aérea com o Estado de Pernambuco. “Começamos o ano com dois voos diretos para a Argentina, conectando Recife e Buenos Aires, e estamos terminando o ano com 13. O aumento da conectividade se reflete no aumento dos estrangeiros aqui em no destino", afirma Tiburtius.
“Otaviano Maroja, presidente do Porto de Galinhas CVB, também destaca os novos voos de Madri para Recife, que terão início em 13 de dezembro deste ano, com três frequências semanais, que passarão para cinco a partir de fevereiro de 2025. Isso além da nova rota internacional entre Recife e Madri operada pela Azul, que teve início em junho deste ano”, comenta Maroja.
Mercados sul-americanos se destacam na ocupação dos hotéis
Eduardo Tiburtius conta que mercados sul-americanos se destacam na ocupação dos hotéis e pousadas do destino. “Temos o Nannai, que recebe uma participação maior do mercado português, mas o público estrangeiro dos outros hotéis e pousadas são provenientes de mercados sul-americanos, com destaque para turistas argentinos, uruguaios, paraguaios e chilenos", conta.
A nível nacional, São Paulo, Minas, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná e Rio Grande do Sul são os principais emissores de visitantes para Porto de Galinhas. “Esses Estados representam o que a gente chama de 'o Brasil sem praia', que inclui Sudeste, Centro-Oeste e Sul. O mercado regional é importante também, funciona muito como mercado complementar, porque enquanto esses outros mercados têm um tempo de estadia maior e os turistas passam de cinco a oito dias no destino, o turista do mercado regional vai passar duas, três noites, ele está mais concentrado de setembro a março, então acaba sendo importante para complementar, enquanto os outros mercados mantém a perenidade da ocupação", conta.
Porto de Galinhas realizou, neste ano, 49 famturs, além de ter marcado presença em diversas feiras do setor de Turismo. "E muito do que a gente acaba tendo de resultado provém dessa participação e divulgação do destino nos eventos, o que a gente só consegue fazer porque temos um trade que trabalha em conjunto e com uma estratégia comercial bem definida desde o começo do ano", comenta o presidente da Associação dos Hotéis de Porto de Galinhas.
Porto de Galinhas para quem quer fugir do Carnaval
Com o Carnaval de 2026 quase dando as caras, Porto de Galinhas se torna um refúgio tranquilo para aqueles que querem fugir da folia nas ruas e curtis o sossego à beira-mar. "Porto de Galinhas é um refúgio para o turista que quer fugir do Carnaval e ter mais tranquilidade. É um perfil de visitante totalmente diferente", comenta Otaviano Maroja.
O Portal PANROTAS viaja a convite do Porto de Galinhas CVB.