Carnaval do Recife recebe mais de 3,7 milhões de foliões e injeta R$ 2,8 bi na economia
Evento gerou 97% de ocupação hoteleira e mais de 150 voos extras

RECIFE - O Carnaval do Recife chegou ao fim, mas os resultados dele já se refletem na economia local. Durante todos estes dias de folia, o evento reuniu mais de 3,7 milhões de pessoas e injetou R$ 2,8 bilhões na economia, gerando 60 mil empregos temporários.
O Carnaval Recife do Futuro também gerou 97% de ocupação da rede hoteleira, com mais de 150 voos extras e um total de 502.205 passageiros no aeroporto do Recife.
Abrangendo 50 polos e mais de três mil atrações, a festa foi aprovada por 99% dos foliões, segundo pesquisa de satisfação realizada pela prefeitura da cidade, e mais de dez mil servidores municipais trabalharam para garantir a organização em seis dias de programação.
A folia recifense espalhou, pelas ruas e em cima dos palcos dos 50 polos montados em toda a cidade, mais de três mil atrações, em apresentações e shows, desfiles e cortejos
Movimentação Turística
A estadia média dos visitantes foi de 5,15 dias e mais de 70% dos foliões permaneceram cinco dias ou mais na cidade, demonstrando o potencial do Carnaval como indutor de permanência prolongada e maior circulação econômica.
Outro dado relevante aponta que cerca de 51% dos turistas estavam vivenciando o Carnaval do Recife pela primeira vez, o que mostra a capacidade de renovação do público e a ampliação do alcance da festa a novos visitantes.
Durante o período carnavalesco, a cidade contou com mais de 150 voos extras. Segundo dados da Aena, o Aeroporto Internacional do Recife Gilberto Freyre ofertou 206.052 assentos em 1.259 operações programadas.
No período, o número representa um aumento de quase 8% em relação ao ano passado. A Aena projeta cerca de 502.205 - pouco mais de meio milhão - de passageiros, somando embarque e desembarque no período que envolve o pré-Carnaval, o Carnaval e o pós-Carnaval.
A rede hoteleira registrou 97% de ocupação, índice que reforça o aquecimento do setor e o planejamento da cidade para absorver a alta demanda.
A Rota da Folia, iniciativa voltada ao acolhimento dos turistas hospedados na rede hoteleira, movimentou mais de 3,5 mil passageiros, oferecendo transporte gratuito até os principais polos da festa.
Atendimento ao Turista
Os Centros de Atendimento ao Turista (CATs) contabilizaram mais de três mil atendimentos, somando os serviços prestados no CAT Aeroporto, CAT Arsenal, CAT Criativo, CAT Gastronômico e no atendimento da Central do Artesanato. As equipes atuaram oferecendo informações, orientações e apoio ao público durante todo o período da folia.
Novidades no Carnaval do Recife
Pela primeira vez no Carnaval da capital pernambucana, houve 46 banheiros femininos e oito para famílias e/ou pessoas com deficiência na Avenida Rio Branco.
Outra novidade foi a migração da Arena Gastronômica e da Central de Serviços do Arsenal para o Armazém 14 e o Mirante do Paço, respectivamente, com o objetivo de garantir mais conforto e mobilidade aos foliões.
O Portal PANROTAS viajou a convite da Prefeitura do Recife.