Karina Cedeño   |   02/07/2026 16:29
Atualizada em 02/07/2026 16:33

Santa Catarina vive novo momento no Turismo e Joinville aposta em novos produtos

Estado sedia o Encontro de Presidentes das Abavs Estaduais e destaca Turismo como matriz econômica

PANROTAS / Karina Cedeño
Guilherme Gassenferth, secretário de Turismo de Joinville, e Catiane Seif, secretária de Turismo de Santa Catarina
Guilherme Gassenferth, secretário de Turismo de Joinville, e Catiane Seif, secretária de Turismo de Santa Catarina

JOINVILLE (SC) – Sede do Encontro de Presidentes das Abavs Estaduais e da diretoria da Abav Nacional, Joinville quer se posicionar como um destino turístico de destaque no Brasil. A estratégia faz parte do trabalho realizado nos últimos anos para fortalecer a promoção da cidade junto a agentes de viagens e operadoras.

Quem conta é o secretário de Turismo de Joinville, Guilherme Gassenferth. Para ele, receber a reunião da Abav representa a realização de uma articulação iniciada em 2021. A cidade buscava sediar um evento da entidade há quase cinco anos e fechou o acordo durante uma feira realizada em Londres no ano passado.

"A realização deste encontro em Joinville é uma oportunidade de apresentar o destino a profissionais que ainda não conhecem o seu potencial turístico. Vale destacar que a cidade tem atrativos reconhecidos no Brasil e no Exterior, como a única escola do Balé Bolshoi fora da Rússia, o Festival de Dança de Joinville, festivais de corais, teatro de bonecos, piano e parques voltados ao Turismo de natureza", comenta Guilherme.

PANROTAS / Karina Cedeño
Guilherme Gassenferth, secretário de Turismo de Joinville
Guilherme Gassenferth, secretário de Turismo de Joinville

Segundo ele, ainda há o desafio de romper a percepção de que Joinville é um destino pouco conhecido. "A expectativa é que agentes de viagens conheçam os atrativos locais e passem a promover a cidade em seus mercados de origem", afirma.

O secretário também ressaltou a diversidade da oferta turística do município, que reúne opções de Turismo de natureza, náutico, de aventura, além da cultura e gastronomia locais. Ele observou que Joinville possui características pouco comuns, concentrando serra e diferentes experiências em um mesmo destino.

"A prefeitura vem investindo em ações voltadas tanto ao mercado B2B quanto ao consumidor final. Entre as estratégias, estão o desenvolvimento de novos produtos turísticos em parceria com o trade, campanhas cooperadas com operadoras e plataformas de vendas online (OTAs), presstrips, viagens com influenciadores e participação, com estande próprio, nas principais feiras de Turismo do Brasil"

Guilherme Gassenferth, secretário de Turismo de Joinville

Santa Catarina vive um novo momento no Turismo

Durante o evento, a secretária de Turismo de Santa Catarina, Catiane Seif, destacou que o Estado vive um novo momento para o Turismo. "Embora Santa Catarina ocupe apenas 1% do território brasileiro, o Estado respondeu por mais de 10% da entrada de turistas internacionais no Brasil em 2025. Isso é resultado de muito trabalho e do fortalecimento das políticas públicas para o setor", comenta Catiane.

Ela destacou também o fato de que, pela primeira vez, Santa Catarina tem um governo que reconhece o Turismo como uma matriz econômica, lembrando que agora o Estado tem uma secretaria exclusiva para a atividade, após anos em que o setor dividia espaço com outras áreas, como cultura e esporte, que não tinham pasta própria.

PANROTAS / Karina Cedeño
Catiane Seif, secretária de Turismo de Santa Catarina
Catiane Seif, secretária de Turismo de Santa Catarina

Por fim, Catiane afirmou que nos últimos quatro anos foi realizado um trabalho de reestruturação do Turismo catarinense, aproximando o poder público dos municípios e fortalecendo a atuação das entidades do setor. Segundo ela, a participação em feiras e eventos nacionais e internacionais também contribuiu para ampliar a visibilidade do destino.

O Portal PANROTAS viaja a convite da Abav Nacional.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Foto de Karina Cedeño

Conteúdos por

Karina Cedeño

Karina Cedeño tem 8241 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero em 2011 e com mais de dez anos de experiência em reportagens no setor de Turismo.