Karina Cedeño   |   02/07/2026 01:15
Atualizada em 02/07/2026 01:28

Presidente da Abav Nacional reforça missões de capacitação e preparativos para a Abav Expo

Associação tem intensificado ações para fortalecer o setor por meio de treinamentos e novas parcerias

PANROTAS / Karina Cedeño
Ana Carolina Medeiros, presidente da Abav Nacional
Ana Carolina Medeiros, presidente da Abav Nacional

JOINVILLE (SC) - A Abav Nacional realiza, nesta semana, o Encontro de Presidentes das Abavs Estaduais e da diretoria da associação. O evento acontece em Joinville, no Estado de Santa Catarina.

Durante os quatro dias do evento, serão debatidos projetos da Embratur, como o programa Brasis e o Desbrava Brasil, realizadas reuniões com representantes da companhia aérea Azul e promovidas discussões sobre a organização da próxima Abav Expo. Na pauta também estão temas relacionados à reforma do estatuto da entidade e à atuação parlamentar da associação.

“Entre as principais bandeiras defendidas pela Abav Nacional, estão o acompanhamento da Reforma Tributária, a revisão das regras do Imposto de Renda Retido na Fonte (IRRF) incidente sobre transações internacionais e a regulamentação da profissão de agente de viagens”, conta a presidente da Abav Nacional, Ana Carolina Medeiros.

As discussões acontecem junto aos presidentes das Abavs estaduais, que levam à entidade as demandas apresentadas pelos associados, permitindo que a associação represente os interesses do setor junto ao poder público e aos demais órgãos envolvidos nas políticas para o Turismo.

Ana Carolina também conta que a associação tem intensificado suas ações para fortalecer o setor por meio de capacitação, missões técnicas e articulação institucional.

“As missões nacionais e internacionais organizadas pela Abav Nacional reúnem presidentes das Abavs estaduais e agentes de viagens em destinos turísticos para conhecer a infraestrutura, os atrativos e os produtos locais. O objetivo é que os participantes retornem aos seus Estados preparados para compartilhar o conhecimento adquirido com os associados e estimular a comercialização dos destinos”, comenta.

Ana conta que a procura pelas missões tem crescido desde 2022, impulsionando o interesse de Estados e municípios em receber os grupos da entidade. Como a realização dessas viagens exige investimentos, a escolha dos destinos depende da viabilização de parcerias e do apoio de patrocinadores.

Além de priorizar destinos turísticos já conhecidos, a Abav Nacional também busca conhecer regiões pouco divulgadas. “Realizamos, por exemplo, uma missão no Amapá que surpreendeu os participantes pela diversidade de atrativos ainda pouco divulgados nacionalmente”, conta Ana Carolina.

Abav Expo 2026 já tem 80% dos espaços comercializados

Outro foco da entidade é a realização da Abav Expo 2026, que neste ano acontece de 30 de setembro a 2 de outubro no Expo Center Norte (SP). A expectativa para a próxima edição é positiva, segundo Ana Carolina, considerando que a feira já tem mais de 80% dos espaços comercializados e o aumento da procura tanto de expositores quanto de caravanas nacionais e internacionais de agentes de viagens.

“A internacionalização da feira vem sendo ampliada. Temos intensificado a prospecção de parceiros no Exterior para aumentar a presença de compradores e profissionais estrangeiros na feira, fortalecendo a promoção do Brasil como destino turístico”, afirma a presidente da Abav Nacional.

Além das missões e da feira, a associação mantém uma agenda permanente de capacitação dos associados, com treinamentos, busca de parcerias e ações voltadas ao desenvolvimento das agências de viagens.

O Portal PANROTAS viaja a convite da Abav Nacional.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Foto de Karina Cedeño

Conteúdos por

Karina Cedeño

Karina Cedeño tem 8239 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero em 2011 e com mais de dez anos de experiência em reportagens no setor de Turismo.