Da Redação   |   30/05/2025 20:48
Atualizada em 02/06/2025 01:03

Começa Fam Fênix promovida por Rogéria Pinheiro e RARO Community na Serra Gaúcha

Famtour tem foco no Turismo regenerativo e de luxo nos destinos do Rio Grande do Sul


PANROTAS/Carla Furtado
Turma da Fam Fênix Educacional nas Serras Gaúchas, da esquerda para a direita, em pé: Ana Flávia Faria (Anture Travel), Daniela Del Cueto (Metamorfose Turismo), Andrea Gaidão (Andrea Gaidão Viagens), Paula Ramos (Turismo.com), Rafael Neumann e Bernardo Mandelli (Zume Travel), Rogéria Pinheiro e Alessandra Brite (Sargas Travel). Embaixo: Alice Assad (Fauna Viagens), Filipe Barbosa (RARO Community) e Isadora Machado (Vitisa Viaja)
Turma da Fam Fênix Educacional nas Serras Gaúchas, da esquerda para a direita, em pé: Ana Flávia Faria (Anture Travel), Daniela Del Cueto (Metamorfose Turismo), Andrea Gaidão (Andrea Gaidão Viagens), Paula Ramos (Turismo.com), Rafael Neumann e Bernardo Mandelli (Zume Travel), Rogéria Pinheiro e Alessandra Brite (Sargas Travel). Embaixo: Alice Assad (Fauna Viagens), Filipe Barbosa (RARO Community) e Isadora Machado (Vitisa Viaja)

CAMBARÁ DO SUL (RS) - Passado pouco mais de um ano da pior tragédia climática da história do Rio Grande do Sul, os destinos turísticos da região estão prontos para voltar a receber, mas ainda lidam com o receio e imaginário negativo dos visitantes.

Com o objetivo de realçar a retomada da Serra Gaúcha, a educadora especialista em Turismo de alto padrão Rogéria Pinheiro, da RP Travel Education, em parceria com a Raro Community, que tem foco em hotéis e destinos que atuam com Turismo regenerativo, promove uma edição especial da Fam Fênix Educacional na região.

São nove agências de viagens reunidas a partir de hoje (30) até o dia 3 de junho, numa programação que começa em Cambará do Sul e termina em Gramado. Os hotéis escolhidos são protagonistas de ações voltadas para o Turismo Regenerativo, como o Wood Hotel com a abertura do restaurante Ocre que, sob a condução de Roberta Sudbrack, homenageia a cultura gaúcha e valoriza os produtores locais, e como o Parador Cambará do Sul, que promove a cultura dos queijos e vinhos gaúchos em suas experiências, além da visitação dos cânions, paisagens protegidas e encontradas só nesta região do Brasil.

Os agentes chegaram nessa sexta ao hotel Parador Cambará do Sul e fizeram sua primeira parada na Queijaria Campo Nativo, localizada no hotel, e administrada pela Fazenda Camarinhas da Família Alves, que tem 200 anos de tradição. Os visitantes puderam degustar os famosos queijos serranos, em diferentes estágios de maturação, e combiná-los com os diversos tipos de mel produzidos no apiário do próprio Parador, por abelhas nativas e sem ferrão.


Por mais que o movimento turístico na região ainda não esteja equivalente ao momento anterior ao das enchentes, a expectativa para o fechamento de 2025 é positiva, com projeção de faturamento de R$ 211 bilhões, uma alta de 3,8% sobre 2024, segundo a FecomercioSP.

Raro Community: a união do Turismo regenerativo com o segmento de luxo

Divulgação
 Lígia Secco e Filipe Barbosa, sócios da RARO Community
Lígia Secco e Filipe Barbosa, sócios da RARO Community

O segmento de viagens de luxo ganhou recentemente a Raro Community, que toma o Turismo regenerativo como valor fundamental na representação de hotéis, destinos e DMCs. Dos sócios Lígia Secco (The Leading Hotels of the World, Silversea, Remote Latin America) e Filipe Barbosa (Tivoli, Fasano, Emiliano, Ponta dos Ganchos), o objetivo da empresa é, além de dar visibilidade e estimular vendas a seus produtos, o compartilhamento de práticas regenerativas e diversificação de vivências em prol do Turismo de impacto positivo em suas comunidades e territórios no longo prazo.

"Viagens regenerativas vão além de roteiros sustentáveis, pois no Turismo regenerativo o envolvimento social, econômico e cultural de toda a rede de viagem é maior e mais ético"

Lígia Secco, da Raro Community

Frente ao contexto atual de desafios ambientais e mudanças climáticas, outro ponto chave é educar agências e operadores com eventos e treinamentos dentro desta temática. “No planejamento da Raro, traremos regularmente oportunidades de trocas de ideias, a fim de criarmos uma comunidade de entusiastas em Turismo regenerativo”, conta Barbosa, ao comentar o evento de lançamento da empresa, que realizou palestras e encontros voltados ao tema.


Carla Furtado, especial para o Portal PANROTAS, viaja a convite de Rogéria Pinheiro e Raro Community.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Da Redação

Da Redação tem 11184 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS