Disney World desiste da ligação ferroviária Orlando-Tampa

|

Divulgação
No entanto, a Brightline insistiu que ainda haverá uma estação perto de Disney Springs
No entanto, a Brightline insistiu que ainda haverá uma estação perto de Disney Springs
A proposta de ligação ferroviária do Disney Springs do Walt Disney World ao Aeroporto Internacional de Orlando (MCO) foi abandonada depois que a empresa ferroviária Brightline anunciou planos para uma rota alternativa em seu serviço de alta velocidade proposto para Orlando-Tampa.

A Brightline está em processo de conclusão de sua ligação ferroviária de alta velocidade de MCO a West Palm Beach e Miami no início de 2023, mas já estava planejando uma linha adicional direta de Orlando para Tampa.

A Disney parecia ser um parceiro importante nessa ligação, pois foi originalmente proposto que fosse do Aeroporto Internacional de Orlando ao longo da 407 Central Florida Greeneway direto para uma estação em Disney Springs antes de continuar para a cidade da Costa do Golfo.

Mas o anúncio desta semana pela Brightline de uma rota revisada ao longo da 528 Beachline Expressway que incluirá uma estação no Orange County Convention Center na International Drive provocou uma resposta imediata da Disney. As informações são do portal Attractions Magazine.

Citado no Orlando Sentinel e no OBJ, o porta-voz da Disney, Avery Maehrer, disse: “Como muitas pessoas envolvidas neste projeto sabem, a nova configuração da rota não suporta uma estação Disney Springs e, como resultado, não prevemos ser parte deste projeto”.

No entanto, a Brightline insistiu que ainda haverá uma estação perto de Disney Springs, tanto como parte da linha ferroviária para Tampa quanto como uma expansão do sistema ferroviário SunRail.

Ben Porritt, vice-presidente sênior de assuntos corporativos, explicou: “No final do ano passado, vários líderes comunitários nos pediram para explorar alinhamentos alternativos para nossa expansão planejada de MCO para Tampa. O plano original previa uma única estação em Disney Springs. Junto com uma ampla gama de stakeholders, identificamos uma solução agora conhecida como Sunshine Corridor, que contempla duas novas estações e integra o serviço intermunicipal da Brightline com a SunRail, por meio de uma expansão leste-oeste".

“Além do aeroporto, uma nova estação estará localizada no Centro de Convenções e uma estação alternativa será colocada perto do local original de Disney Springs, embora não em terras de propriedade da Disney. Juntas, as três estações integradas fornecerão acesso aos maiores centros econômicos e de emprego da Flórida Central e oferecerão a melhor oportunidade para o sucesso da Brightline e da SunRail", completou Porritt.

A nova rota alternativa tem o apoio do Universal Orlando Resort, cujo desenvolvimento do parque temático Epic Universe fica ao lado do Centro de Convenções, e um porta-voz da Universal confirmou que a empresa estava totalmente envolvida com o projeto.

Citado no Orlando Sentinel, John McReynolds, vice-presidente sênior de assuntos externos da Universal, declarou: “A Universal nos próximos 24 meses adicionará 14 mil novos funcionários no Epic Universe. Isso levará, quando você conseguir os empregos indiretos que serão criados, a comunidade I-Drive para mais de 100 mil empregos. Quando você adiciona o corredor ao aeroporto, agora está falando de 130 mil a 140 mil empregos em um corredor.”

A proposta de expansão do sistema ferroviário através dos principais hubs do MCO e da International Drive, bem como ao longo da rodovia I-4 para Tampa, resolveria os problemas urgentes de tráfego de Orlando ao longo da I-4, I-Drive e ao redor dos parques temáticos, mas seria 2024, no mínimo, antes que qualquer construção pudesse estar em andamento.

A Brightline estima que a ligação do MCO para a I-Drive possa começar no primeiro trimestre de 2024, com a seção restante da rota para Tampa começando a funcionar no segundo trimestre de 2025.
 AVALIE A IMPORTÂNCIA DESTA NOTÍCIA