Victor Fernandes   |   22/06/2022 16:33

Parques são motores para desenvolvimento turístico de cidades

No painel do Fórum PANROTAS 2022, foi discutida a importância da colaboração entre público e privado

PANROTAS/Gute Garbelotto
Alexandre Zubaran, da Enjoy Hotéis, Fabricio Amaral, da Goiás Turismo, Paulo Schneider, da Aviva, e Pablo Morbis, do Grupo Cataratas
Alexandre Zubaran, da Enjoy Hotéis, Fabricio Amaral, da Goiás Turismo, Paulo Schneider, da Aviva, e Pablo Morbis, do Grupo Cataratas
No segundo dia de Fórum PANROTAS 2022, foi discutido sobre como as atrações devem se posicionar e como oferecer serviços compatíveis com as expectativas dos viajantes. Participou como mediador o expert em gestão de equipamentos e destinos, o CEO do Grupo Cataratas, Pablo Morbis; com Alexandre Zubaran, da Enjoy Hotéis; Fabricio Amaral, da Goiás Turismo e presidente do Fornatur; e Paulo Schneider, da Aviva.

"O município de Rio Quente, por exemplo, não existiria sem o parque. É uma benção que não damos a devida importância. Como empresa hoteleira, sempre tivemos essa cabeça associativista e temos de estar sempre buscando nossos iguais para competir juntos, porque em Olímpia (SP) nossos competidores não são os outros empresários e cadeias hoteleiras, mas, sim, Lins, Araxá. Porque se visitam a cidade, eu ganho também. O que acontece com um, impacta no outro. Precisamos aprender a trabalhar juntos", afirmou Zubaran.

Além do associativismo, também foi destacada a importância da colaboração entre o público e privado. "O Turismo peca muito pela articulação política, não temos voz no Congresso Nacional. Para aprovar alguma medida para o Turismo, é um parto. As pautas políticas do Turismo são poucas. Precisamos de mais coordenação. Poder público às vezes se equivoca, nossa tarefa é fomentar. Protagonismo tem de ser do mercado privado, que gera emprego e move a economia", afirmou o secretário de Turismo de Goiás, Fabricio Amaral.

"Olímpia é um fenômeno que se desenvolveu por meio do agronegócio e saiu recentemente dos 8 mil leitos para 30 mil leitos a partir de uma sincronicidade de grupos investidores, que entendem as oportunidades que existem através de uma concorrência colaborativa e saudável. Além de um poder público afinado e muito fazedor, que não sequestra nenhum poder de fazer da iniciativa privada", concluiu Zubaran sobre a importância dessa conversa para o desenvolvimento turístico.


O Fórum PANROTAS acontece nos dias 21 e 22 de junho, no Centro Fecomercio de Eventos em São Paulo, e conta com a aliança institucional da CNC e o patrocínio da Accor, Aerolineas Argentinas, Air Europa, Ancoradouro, AquaRio, Visit Argentina, Aviva, BWH Hotel Group, Coris Seguro Viagem, CVC Corp, Delta Air Lines, Easy Travel Shop, Elo, Enjoy Hotéis & Resorts, FecomercioSP, Fortaleza, Gol Air France KLM, GTA Assist, Iberostar Hotels & Resorts, Latam, Localiza, Mato Grosso do Sul, Mondiale Operadora, Movida, Omnibees, R1 Audiovisual, Royal Palm Hotels & Resorts, Sabre, Sebrae, Sheraton São Paulo WTC Hotel, Tes Cenografia, Viagens Promo, Villa Blue Tree, Visite São Paulo e apoio da Goya by Copastur, Hyper English, Rio CVB, Shift, Tour House e TRVL Lab.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Victor Fernandes

Victor Fernandes tem 6060 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS