Artur Luiz Andrade   |   06/09/2023 07:30
Atualizada em 06/09/2023 07:35

Disney para brasileiros: grupos, hotéis temáticos, luxo e cruzeiros em alta

Diretora para a América Latina, brasileira Cinthia Douglas falou com a PANROTAS

PANROTAS / Artur Luiz Andrade
A diretora da Disney Destinations para a América Latina, Cinthia Douglas
A diretora da Disney Destinations para a América Latina, Cinthia Douglas

WALT DISNEY WORLD - A diretora da Disney Destinations para a América Latina, Cinthia Douglas, conversou com o Portal PANROTAS, durante viagem de imprensa a Walt Disney World, em Orlando, sobre a retomada do mercado brasileiro, o maior para a Disney na América Latina. Além de falar das preferências dos brasileiros, ela dá dicas aos agentes de viagens e explica como está a estrutura para atender os profissionais de Turismo na região.

PANROTAS – Muitas novidades operacionais foram anunciadas para os agentes de viagens recentemente, como o fim da necessidade de reservas dos dias de visita aos parques em Wald Disney World, a volta dos planos de refeição, ambas a partir de janeiro de 2024, e as mudanças no app, especialmente para usar o My Genie + e comprar as Lightning Lanes (filas expressas). Como os profissionais de Turismo responderam a essas novidades em termos de vendas e adesão?

CINTHIA DOUGLAS – O que sempre procuramos é facilitar a experiência dos visitantes, então essas mudanças, como não ter mais reservas, é resultado do feedback que a Disney teve dos passageiros. Eles nos disseram que estava ficando um pouco mais difícil navegar, então a gente mudou, fizemos um trabalho de treinamento e continuamos divulgando essas novidades.

O propósito é facilitar para todos, especialmente quando é a primeira viagem do cliente. O brasileiro procura muito ter uma experiência completa (em relação ao que visitar, como aproveitar e aos benefícios) e escuto muito dos agentes de viagens que os passageiros querem e gostam que eles façam tudo. Resolve tudo para mim, eles dizem. Quero chegar lá e ter tudo organizado para aproveitar e curtir.

Por isso o papel do agente de viagens é tão importante, pois ao indicar um plano de refeições, por exemplo, ele está facilitando a experiência nos parques e resorts, oferecendo desde restaurantes temáticos até opções rápidas ou mais elaboradas. Hoje estivemos no Docking Bay aqui no Hollywood Studios, por exemplo, e vimos como é diferente e especial ter uma imersão no mundo de Star Wars, com comida especial, itens que você só encontra aqui. Ou seja, o plano de refeições ajuda a melhorar a experiência e a facilitar a vida dos clientes nos parques.

PANROTAS – E como está o mercado brasileiro este ano? No primeiro semestre conversamos sobre os gargalos de voos e vistos, o fluxo já melhorou para os parques e resorts Disney?

CINTHIA – Está melhorando sim. Estamos acompanhando a evolução da emissão dos vistos e isso é importante na decisão da viagem. Já vemos melhorias. É uma questão e tempo, também com os voos voltando. Historicamente o Brasil sempre teve grande afinidade com a Disney, é nosso maior mercado na América Latina, continua sendo e é uma questão de tempo voltar aos números pré-pandemia, o que deve ocorrer este ano.

PANROTAS – Como foi a temporada de verão? Os grupos vieram?

CINTHIA – Sim, vieram. Não com a frequência de antes, claro, mas com a questão de vistos, foi uma temporada boa. Nossa maior frequência de grupos é em janeiro e está grande a expectativa.

PANROTAS – E como tem sido a estada do brasileiro na Disney?

CINTHIA – O brasileiro gosta muito da experiência imersiva e os hotéis mais tematizados são os preferidos. Como o Pop Century, o Disney’s Arto f Animation e os All Star (Movies, Sports...). O preço é mais econômico, mas com experiência imersiva Disney.

PANROTAS / Artur Luiz Andrade
Ricardo Sanchez (à esquerda) e Cinthia Douglas, com o Mandalorian e parte do time de comunicação: Sarah Domenech, Alex Gonzalez, o diretor Terry Brinkoetter, e Genesis
Ricardo Sanchez (à esquerda) e Cinthia Douglas, com o Mandalorian e parte do time de comunicação: Sarah Domenech, Alex Gonzalez, o diretor Terry Brinkoetter, e Genesis

PANROTAS – Que nichos a Disney já vê crescendo além das viagens em família de brasileiros?

CINTHIA – A parte de luxo está bem interessante. Nossos resorts de luxo, que estão mais perto dos parques e cheios de benefícios e particularidades, como o Disney’s Animal Kingdon Lodge, o Polynesian, o Grand Floridian, o Contemporary, têm tido sim uma boa procura dos brasileiros que querem essa experiência de alto padrão e com esses destaques de serviço e estrutura. Ver os animais do Animal Kingdom da varanda do quarto ou ter o monorail dentro do hotel ou mesmo ir a pé para o parque são benefícios que o brasileiro aprecia.

PANROTAS – Em termos de novas experiências que foram abertas ou que vêm por aí, quais seus destaques?

CINTHIA – Agora em setembro, a celebração dos 100 anos da Disney chega ao Epcot, que também terá um novo show de encerramento este ano, ainda sem data para estrear. Mas a transformação do Epcot com certeza é um grande destaque, incluindo Guardians of the Galaxy e Journey of Waters. Também temos tido uma demanda muito grade para os cruzeiros Disney. Os brasileiros querem levar sua experiência Disney para um novo patamar, com mais proximidade, e nossos navios oferecem isso, ainda mais com aumento de oferta, e a chegada do Disney Wish, no ano passado, e do Disney Treasure, em 2024, como anunciado ontem. Os navios saem de Port Canaveral e Fort Lauderdale (em substituição a Miami). Teremos nosso próprio terminal em Fort Lauderdale.

PANROTAS – E como está a procura pela Disneyland, na Califórnia, agora que temos de novo um voo direto a partir de São Paulo?

CINTHIA – Comparado com Walt Disney World não é um número gigantesco, mas o Brasil se destaca e vem crescendo para a Disneyland na Califórnia. Com certeza o voo direto ajuda bastante nisso.

PANROTAS – Qual dica para melhorar as vendas dos agentes de viagens?

CINTHIA – Temos várias ferramentas e canais de comunicação, então a dica é nos acompanhar de perto. Por exemplo, em nosso canal no Instagram, o @DisneyDestinationsLatam. Postamos todas as novidades por lá, inclusive sugestões de itinerário. E também nosso site dedicado aos agentes de viagens, que devem se cadastrar em www.agentesdeviagens.com. Para os agentes de viagens iniciantes, a grande dica é entender que Walt Disney World tem quatro parques e cada um com uma experiência completamente diferente e distinta. A visita à Disney é completa quando se visitam esses quatro parques. É muito fácil ver a identidade do Magic Kingdom, com o icônico Castelo da Cinderela, mas cada parque tem sua marca, sua identidade, histórias e novas atrações.

PANROTAS – O app também ajuda muito a explorar o WDW...

CINTHIA – Sim, e o agente de viagens precisa conhecer e explicar bem ao passageiro. Fazer o download do app My Disney Experience é fundamental. Lá se pode fazer o link do ingresso e da hospedagem, e acessar várias opções, como agendar atrações para o dia no Genie +, um serviço pago, comprar as filas Lightning Lane (para as mais populares) e entrar nas filas virtuais para algumas atrações, como Tron Lightcycle Run. É preciso agendar nos horários específicos, mas todas as informações estão no app, a cada dia, para o visitante.

PANROTAS / Artur Luiz Andrade
Alejandro Flores e Cinthia Douglas
Alejandro Flores e Cinthia Douglas

PANROTAS – Sua equipe mudou muito também nesse último ano, em que você assumiu a direção geral da Disney Destinations para a América Latina. Como está hoje essa estrutura e quem está dedicado ao Brasil exclusivamente?

CINTHIA – O Ricardo Sanchez é o head para a América Latina Consumer Direct, ou seja, para todas as iniciativas diretas ao consumidor, e o Alejandro Flores é o head do time de Trade, para Marketing e Vendas. O Alejandro estará no Brasil na semana da Abav Expo, juntamente com o Luiz Araújo, um dos gerentes dedicados ao mercado brasileiro, em Vendas. Além dele temos a Thais Ramos e a Barbara Modenesi, gerentes de Treinamento. E também toda uma equipe de suporte, com a Manoella Bopp, no Marketing, a Deborah Baldin, de Client Solutions, todos respondendo ao Alejandro.

O Portal PANROTAS viaja a convite de Walt Disney World, com proteção GTA, voando United Airlines



Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Foto de Artur Luiz Andrade

Conteúdos por

Artur Luiz Andrade

Artur Luiz Andrade tem 18732 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Artur Luiz Andrade é editor-chefe da PANROTAS, jornalista formado pela UFRJ e especializado em Turismo há mais de 30 anos.