Tendências no setor de entretenimento: CEO da IAAPA aponta principais insights
Jakob Wahl destacou os desafios da força de trabalho, a transformação digital e sustentabilidade

CAMPOS DO JORDÃO (SP) - A participação do CEO e presidente da IAAPA, principal associação mundial de parques e atrações, Jakob Wahl, foi um dos destaques na programação deste ano do Sindepat Summit 2025.
O executivo trouxe um panorama do setor no mundo ainda no primeiro dia do evento, nesta quarta-feira (14). Confira os principais pontos apresentados em sua palestra:
Tendências do setor de entretenimento
1. Desafios na Força de Trabalho
- Escassez de mão de obra qualificada, especialmente em funções técnicas.
- Diferenças culturais e geracionais nos novos perfis profissionais.
- Crescentes desafios com moradia em destinos turísticos.
- Impactos diretos no recrutamento, treinamento, operação e desenvolvimento profissional.
“Tivemos parques que não puderam abrir no Ano Novo por falta de equipe, o que é uma tendência entre a nova geração. Novos parques estão investindo em áreas mais confortáveis para seus colaboradores para atrair contratações.”
2. Sustentabilidade e ESG
Indicadores de Sustentabilidade | Destaques |
---|---|
71% dos membros da IAAPA | Consideram sustentabilidade extremamente importante |
Ações em destaque | Eficiência energética, redução de resíduos, materiais ecológicos |
Pressões regulatórias | Em alta, principalmente na Europa |
Vantagens para bons performers ESG | Melhor recrutamento, redução de custos e visibilidade pública |
3. Mudanças climáticas e impacto ambiental
- Equilíbrio entre crescimento de visitação e impacto ambiental.
- Uso de materiais sustentáveis, sombra natural e sistemas de reaproveitamento de água.
- Substituição de plásticos de uso único, transporte ecológico e ações de compensação.
- Redesenho de atrações e operações com foco sustentável.
4. Transformação digital e experiência imersiva
A tecnologia está revolucionando a jornada do visitante:
Tecnologias em alta | Aplicações práticas nos parques |
---|---|
RA, VR, hologramas, LED, gamificação | Experiências mais imersivas e envolventes |
Aplicativos e concierge digital | Informações em tempo real, fila virtual |
Pagamento por aproximação, pedidos móveis | Agilidade e conveniência |
Integração com celular | Fotos, interatividade, fidelização |
“Precisamos trazer a experiência dos parques para os celulares, integrando o real e o digital, já que as pessoas não vão mais abandonar seu celular", afirmou Wahl.
5. Comportamento do consumidor
- Busca por experiências imersivas e escapistas, como forma de fugir da rotina.
- Público mais exigente, informado e conectado.
- Valorização da autenticidade — saber de onde vem a comida, quem preparou, como foi feita etc.
- Crescimento da demanda por parques infantis e experiências temáticas com personagens.
“As pessoas querem experiências únicas e autênticas. Também vemos uma valorização crescente por natureza e bem-estar.”
6. Bem-estar, solidão e Turismo de autocuidado
- 17% das pessoas se sentem solitárias, o que impulsiona experiências voltadas ao bem-estar mental e emocional.
- Parques e atrações devem considerar atividades de autocuidado e contemplação em sua programação.
7. Eventos especiais como estratégia de retenção
Jakob Wahl acredita que se não fosse o Halloween, alguns parques não existiriam mais, o que mostra a importância de eventos exclusivos no calendário dos parques, como ferramentas essenciais para atrair e reter visitantes:
Tipos de eventos em alta | Exemplos e Benefícios |
---|---|
Halloween, Natal, aniversários de filmes | Aumentam o fluxo fora da alta temporada |
Eventos gastronômicos e culturais | Promovem diversidade de público |
Tematizações temporárias e interativas | Incentivam múltiplas visitas ao longo do ano |
8. Hospedagem temática
A união entre entretenimento e hotelaria é uma das grandes apostas do setor. Por exemplo, o Xcaret no México incorporou tobogãs no meio do hotel e restaurantes com vista para piscinas temáticas, tornando a experiência completa, única e "instagramável".
A PANROTAS é media partner do evento. Carla Furtado, especial para o portal PANROTAS, viajou a convite do Sindepat.