Maria Izabel Reigada   |   25/11/2025 12:28
Atualizada em 25/11/2025 17:30

IAAPA Expo, maior encontro da indústria de parques e atrações, reúne brasileiros; fotos

Realizada em Orlando, a feira reuniu recordes e mostrou a força do setor cada vez mais internacionalizado


PANROTAS / Maria Izabel Reigada
Murilo Pascoal, do Beach Park e conselheiro do Sindepat, Alain Baldacci, do Wet´n Wild e presidente de honra do Sindepat, e Pablo Morbis, do Grupo Cataratas e presidente do Conselho do Sindepat
Murilo Pascoal, do Beach Park e conselheiro do Sindepat, Alain Baldacci, do Wet´n Wild e presidente de honra do Sindepat, e Pablo Morbis, do Grupo Cataratas e presidente do Conselho do Sindepat

A edição 2025 da IAAPA Expo confirmou por que o evento é considerado o maior encontro global da indústria de parques e atrações. Realizada em Orlando, a feira reuniu números recordes e mostrou a força de um setor cada vez mais internacionalizado, ao mesmo tempo em que destacou o protagonismo crescente do Brasil.

Veja o álbum de fotos abaixo

Entre lançamentos, tendências, negócios multimilionários e uma intensa programação educacional, a Expo revelou os movimentos que devem moldar o futuro do entretenimento nos próximos anos. Veja abaixo os detalhes do evento em artigo exclusivo para o Portal PANROTAS.

IAAPA Expo: onde a diversão é um ótimo negócio

"Realizada na semana passada, entre 17 e 21 de novembro, a última edição da IAAPA Expo, principal feira do setor de parques e atrações turísticas do mundo, foi minha estreia nesse evento. Um encontro recorde, que reuniu mais de 38,5 mil participantes, mais de 20 mil deles compradores efetivos, de 102 países, no Orange County Convention Center, em Orlando, interessados nas tendências e lançamentos de 1,1 mil expositores.

Entre os expositores, o destaque foi a ampla participação de empresas chinesas. De souvenires e máquinas para capturar pelúcias a dinossauros animatrônicos, as empresas chinesas diversificam cada vez mais sua oferta e mostram catálogos variados de torres giratórias, playgrounds internos e externos, infláveis, montanhas-russas e uma infinidade de simuladores e óculos com realidade virtual ou aumentada, entre muitos outros produtos.

Se os chineses ganham destaque entre os vendedores, os brasileiros se apresentaram nessa última edição da IAAPA Expo como um mercado com crescente poder de consumo. Pelos muitos corredores da área de exposição, era frequente ouvir brasileiros conversando, interessados em lançamentos e tendências. Entre os que foram “às compras” nessa edição da IAAPA Expo estiveram os representantes do Cacau Park (SP), anunciando a compra do primeiro Flying Theater do Brasil, atração que será fabricada pela Brogent, de Taiwan.

Nos estandes dos principais fabricantes, coletivas de imprensa revelavam também os produtos em produção ou recém-entregues para os principais clientes. Na canadense WhiteWater, o Brasil teve destaque tanto com o Surreal, adquirido pelo Beach Park (CE), e com o Nações, do Thermas dos Laranjais (SP), quanto nas futuras piscinas e lagoas de ondas encomendadas. É o caso da piscina do Brasil Surfe Clube, em Búzios, com inauguração prevista para 2026, e da maior lagoa de surfe do mundo, no condomínio Terras de São José, no interior de São Paulo.

Além de ouvir os brasileiros pelos corredores, também foi possível observar as atrações do Brasil em alguns dos estandes da feira, como o da fabricante italiana Zamperla, que usou a imagem do Rebuliço, do Beto Carrero World (SC), em seu estande. Na fabricante turca de equipamentos para parques aquáticos Polin, o Brasil era destaque entre os principais projetos entregues, em lista que incluía o Tobomusik, do Beach Park (CE); o parque aquático indoor do Tauá Alexânia (GO); os parques outdoor do Tauá Atibaia (SP) e Tauá Caeté (MG); o parque do Tauá João Pessoa (PB); e os parques Thermas Waterpark e Wet’n Wild, no interior de São Paulo. Na empresa Murphys Waves, o destaque era a marca do complexo Rio Quente, do Grupo Aviva, em Goiás.

“A IAAPA Expo continua a crescer não apenas em escala, mas em impacto global”, afirmou o CEO da IAAPA, Jakob Wahl, que esteve pela primeira vez no Brasil em maio deste ano, participando do SINDEPAT Summit. “A cada ano, temos novas metas, vemos novas tecnologias, parcerias e ideias criativas que estão moldando o futuro da indústria de atrações. A energia e inovação mostradas em Orlando na semana passada reafirma o papel da IAAPA Expo como coração da nossa comunidade global”, afirmou no release divulgado após o evento.

Pela feira, uma série de lançamentos podiam ser conferidos de perto, como o desenho do veículo da nova montanha-russa do SeaWorld Orlando, no estande da Vekoma; a nova atração do Six Flags Over Texas, Tormenta, produzida pela Bolliger & Mabillard Inc.; a nova montanha-russa do Family Kingdom Amusement Park, da Rocky Mountain Construction; ou a nova atração do Dollywood, em parceria com a Mack Rides.

Sessões educacionais e eventos complementares

Paralelamente à área de exposição, a IAAPA Expo foi cenário de mais de 170 sessões educacionais, que iniciam, inclusive, um dia antes da abertura da exposição. De novas tecnologias a experiência dos clientes, passando por inteligência artificial e avanços em ESG, diferentes conteúdos voltados para o setor foram apresentados nessas sessões. Entre os mais destacados esteve a apresentação do CEO da IAAPA, Jakob Wahl, em apresentação sobre 13 mitos da indústria de parques e atrações.

A programação incluiu também um café da manhã voltado para o mercado brasileiro, com a participação de representante do Instituto Ayrton Senna, e almoço latino-americano, onde o destaque foi o parque mexicano X-Caret em apresentação motivacional sobre talentos do setor. À noite, alguns dos maiores expositores promoveram jantares e eventos, caso dos associados fornecedores do Sindepat WhiteWater e Doppelmayr, além da festa da IAAPA, na quinta-feira, realizada no novo Epic Universe.

Prêmio Mauricio de Sousa

Orlando é tradicionalmente o endereço da entrega do prêmio Mauricio de Sousa, realizado na noite de 19 de novembro, pela Adibra, com apoio do Sindepat. A premiação reconhece os melhores cases de parques e atrações do Brasil em três categorias: Inovação, ESG e Criatividade. Confira, abaixo, os vencedores em cada uma delas:

Inovação

1º – Floresta Líquida, Parque Capivari (SP)

2º – Super Gyro Tower, Parque Unipraias (SC)

3º – Banco de células, BioParque do Rio (RJ)

ESG

1º – Terra dos Dinos (RJ)

2º – Vila da Mônica Gramado (RS)

3º – Parque Arvorar (CE)

Criatividade

1º – Skyfix/Fundação Sicredi (RS)

2º – Tauá Caeté (MG)

3º – Museu da Imaginação (SP)

Em 2026, a IAAPA Expo ocorre de 16 a 20 de novembro e já anuncia sua ampliação em ao menos 50% a mais de área que a edição deste ano. Segundo a IAAPA, a decisão pela ampliação é para atender a lista de espera de mais de 200 empresas expositoras que não conseguiram participar do evento neste ano. A IAAPA Expo é realizada pela IAAPA, associação fundada em 1918 e que reúne parques, atrações e membros (pessoas físicas) da comunidade global de parques e atrações em mais de 100 países. A sede global fica em Orlando e a associação possui escritórios em Bruxelas, Dubai, Hong Kong e na Cidade do México".


Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Maria Izabel Reigada

Maria Izabel Reigada tem 8442 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS