Pedro Menezes   |   03/12/2025 12:05
Atualizada em 03/12/2025 15:05

Universal: Epic Universe embala ano histórico e impulsiona chegada de brasileiros

Marcos Barros, vice-presidente de Marketing e Vendas, está no Brasil e conversou com a PANROTAS


PANROTAS / Pedro Menezes
Marcos Barros, vice-presidente de Vendas e Marketing da Universal Destinations & Experiences para América Latina<br/>
Marcos Barros, vice-presidente de Vendas e Marketing da Universal Destinations & Experiences para América Latina

O Universal Orlando Resort encerra o ano de 2025 como um dos maiores de toda a sua história de 35 anos na capital mundial dos parques temáticos. Um momento único, que foi devidamente coroado pela chegada do tão esperado Epic Universe, em maio, o primeiro parque temático a ser inaugurado em Orlando desde 1999.

Com o Epic Universe, além de toda a expectativa de mercado e ganho de market share para um futuro não muito longe, chegaram também três novos hotéis (Stella Nova Resort, Terra Luna Resort e Helios Grand Hotel), que elevaram a oferta do complexo para quatro parques e 11 hotéis com 11 mil quartos.

A PANROTAS esteve em Orlando este ano para conhecer não só o Epic Universe, mas os novos hotéis, em duas viagens especiais realizadas em abril e maio (inauguração oficial). E para fechar o ano com chave de ouro, entrevistamos o vice-presidente de Vendas e Marketing para América Latina da Universal Destinations & Experiences, Marcos Barros, que está em missão no Brasil durante esta semana.

Marcos recebeu a reportagem da PANROTAS, nesta quarta-feira (2), para um bate-papo sobre o momento especial da empresa, alta de visitantes, os planos de expansão, entre outras novidades. Ele reconheceu, logo de cara, que o impacto do Epic Universe vai muito além do complexo Universal.

"O Epic movimenta a cidade de Orlando e, de forma ainda mais evidente, transforma o comportamento do turista brasileiro. No geral, foi um ano espetacular para nós, sem dúvida nenhuma, um dos maiores da nossa história. Com quatro parques e 11 mil quartos, terminamos um capítulo muito especial e agora começamos outro. Estamos entrando em uma outra fase de expansão contínua, inovação e renovação constante"

Marcos Barros, VP de Vendas e Marketing da Universal Destinations & Experiences para América Latina

Epic é sucesso comercial e criativo, mas expansão continua

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Epic Universe foi inaugurado em maio deste ano
Epic Universe foi inaugurado em maio deste ano

Desde sua inauguração, o Epic Universe não é apenas um sucesso comercial, é um marco criativo. Tanto é que a Universal apostou em cinco mundos imersivos de tecnologia de ponta, com narrativas profundas e propriedades intelectuais fortes o suficiente para atrair públicos globais, como Super Nintendo World, The Wizarding World – Ministry of Magic, Isle of Berk (Como Treinar Seu Dragão), Dark Universe e Celestial Park.

Segundo Barros, mesmo com as expectativas altíssimas, o desempenho foi além do imaginado. “O Epic superou as expectativas em vários sentidos. Em produto, experiência e reconhecimento da indústria, tanto é que arrebatou os principais prêmios da indústria. E todas as métricas estão acima do plano, o que reforça para a nossa empresa-mãe, a Comcast, que investir em parques traz retorno imediato", destacou.

Esse sucesso, destaca o executivo, fortalece a Universal para acelerar não apenas a expansão em Orlando, mas também projetos em outras regiões (de Las Vegas a Chicago, da Califórnia aos futuros parques tanto em Frisco - Universal Kids Resorts -, como no Reino Unido).

Sobre a expansão diversificada, tanto para novos parques, como para atrações por parques já existentes, Marcos Barros afirmou que a Universal agora busca o equilíbrio. "O Epic Universe não é um ponto final, mas o o início de uma nova era. A prioridade agora é encontrar equilíbrio, ou seja, sempre oferecer algo novo em algum dos parques, sem priorizar um específico".

E isso já está acontecendo: muitos projetos estão a caminho. No Universal Studios Florida, a montanha-russa Hollywood Rip Ride Rockit foi fechada e será substituída por uma nova atração. Em Hollywood, já começaram os testes da nova montanha-russa de Velozes & Furiosos. No Reino Unido, um novo parque vai surgir. O mesmo acontecerá em Frisco, no Texas, com a chegada do Universal Kids Resort em 2026.

Epic muda a forma como o brasileiro viaja para Orlando

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Marcos Barros, VP de Vendas e Marketing da Universal Destinations & Experiences para América Latina<br/>
Marcos Barros, VP de Vendas e Marketing da Universal Destinations & Experiences para América Latina

E você sabia que o um dos pontos mais sensíveis e estratégicos para a Universal é o comportamento do visitante internacional (especialmente o brasileiro, um dos mercados mais importantes da empresa no mundo)? E foi esse comportamento que mudou desde a inauguração do Epic Universe.

"O Epic Universe mudou Orlando. E mudou a forma como o brasileiro viaja para o destino. A métrica mais clara disso é o desempenho da hotelaria. A Universal aumentou o número de quartos com novos hotéis (Stella Nova, Terra Luna e Helios Grand Hotel), mas o número de brasileiros hospedados ainda cresceu acima desse incremento, o que mostra uma mudança real de comportamento dentro do nosso complexo"

Marcos Barros, VP de Vendas e Marketing da Universal Destinations & Experiences para América Latina

Segundo Barros, esse fenômeno confirma que o brasileiro está, finalmente, aderindo ao conceito de que a Universal é um destino de férias completo, que merece mais noites, e não apenas uma passagem rápida pelos parques, uma previsão que Marcos já tinha feito antes mesmo da inauguração do Epic.

Divulgação
Helios Grand Hotel é considerado pelo VP como a cereja do bolo da hotelaria da Universal em 2025
Helios Grand Hotel é considerado pelo VP como a cereja do bolo da hotelaria da Universal em 2025

E mesmo que haja um crescimento do interesse do mercado brasileiro por outros hotéis do complexo, como os lançados neste ano e até mesmo aqueles de níveis superiores que proporcionam o Universal Express, o vice-presidente lembrou que Cabana Bay, Dockside Inn e Surfside Inn seguem sendo mais queridos do público brasileiro pelo tamanho dos quartos e pelo ritmo de férias ainda mais vibrante destas unidades

Estamos vendo os brasileiros ficarem cada vez mais nos hotéis da Universal. E quando olhamos os números de Visit Orlando, vemos que o destino como um todo também cresceu. O Epic foi um divisor de águas não só para nós, mas para toda a cidade"

Marcos Barros, VP de Vendas e Marketing da Universal Destinations & Experiences para América Latina

De qualquer maneira, o ponto reiterado pelo VP é que a procura por novos hotéis cresce rapidamente, tanto para hotéis que contam com Universal Express, como para o Helios Grand Hotel, que tem entrada exclusiva para o Epic Universe e vista direta para o parque. “O Helios é a cereja do bolo e reforça que o visitante brasileiro está aumentando o tíquete médio na Universal", finalizou.

Marcos Barros também conversou com o Portal PANROTAS sobre outros assuntos e projetos, incluindo o sucesso do novo ingresso All Parks, com entradas ilimitadas para o Epic Universe, além de uma maturidade cada vez maior dos agentes de viagens brasileiros. Veremos tudo isso em breve!

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Sobre o autor

Natural do Rio de Janeiro, Pedro Menezes é bacharel em Comunicação Social/Jornalismo e atua há 12 anos na imprensa especializada em Turismo. Atualmente, é editor do maior portal brasileiro voltado a profissionais do setor, com base em São Paulo. O jornalista tem experiência em cobertura nacional e internacional de feiras, congressos e eventos, além de pautas de política e economia ligadas ao Turismo.