Laura Enchioglo   |   27/06/2024 08:00

Pesquisa: na Europa, redução de gastos não diminui planos de viagens

Estudo do Allianz Partners constatou uma divisão geográfica quando se trata da preocupação com custos

Unsplash
Na França, 61% dos entrevistados percebem o dinheiro como a principal barreira para viajar
Na França, 61% dos entrevistados percebem o dinheiro como a principal barreira para viajar

Restrições financeiras são a principal preocupação dos turistas em toda a Europa neste verão, com mais da metade (55%) dos que não planejam viajar dizendo que ficarão em casa porque não podem pagar por férias. Apesar disso, as intenções de viagem continuam altas, na casa dos 83%. É o que mostra o último Allianz Partners International Summer Vacation Confidence Index.

O estudo também constatou uma divisão geográfica quando se trata da preocupação com os custos de viagem, com os países do oeste e do sul da Europa percebendo o dinheiro como a principal barreira para viajar: Itália (72%), Espanha e Reino Unido (ambos com 66%) e França (61%). Já os países da Europa Central expressaram níveis mais baixos de preocupação com dinheiro: Holanda (41%), Suíça (44%) e Áustria (47%).

A divisão geográfica também ficou evidente em termos de quanto os viajantes estão planejando gastar em viagens nesta temporada. A pesquisa verificou que em comparação com o verão de 2023, muitos turistas da Europa Ocidental e do Sul estão cautelosos, prevendo que gastarão menos dinheiro em viagens este ano.

Já os viajantes espanhóis planejam reduzir seus orçamentos de viagem em 40%, de 1.715 para 1.019 euros, enquanto os franceses estão cortando de 1.884 para 1.677 euros. Por outro lado, o orçamento previsto pelos turistas na Áustria e na Suíça aumentou em 300 euros este ano. Enquanto os orçamentos de viagem também estão aumentando em pouco menos de 200 euros para os residentes na Holanda, Alemanha e Polônia.

Outras descobertas importantes do estudo:

  • A maioria dos europeus está planejando sair de férias neste verão: apesar das restrições financeiras, 83% dos entrevistados estão planejando viajar entre junho e setembro. 55% desses planos de viagem estão concentrados no país de origem dos entrevistados e 45% planejam uma viagem ao exterior.
  • O impacto no meio ambiente é uma consideração importante para os viajantes: apesar das pressões orçamentárias, mais da metade (54%) dos viajantes está disposta a gastar mais em acomodações e opções de transporte que ajudem a reduzir suas pegadas de carbono, com esse número subindo para 60% na Espanha e na Itália.
  • Eventos climáticos extremos, agitação geopolítica e risco de ameaças cibernéticas estão entre as principais preocupações: mais da metade dos viajantes europeus (51%) está preocupada com eventos climáticos extremos, como inundações, ondas de calor, escassez de água e tempestades, além de expressar preocupação com a situação geopolítica global (46%) e com o risco para sua segurança (45%).
  • Seguro viagem: 59% dos viajantes já adquiriram ou pretendem adquirir um seguro viagem para suas férias de verão, considerando-o uma forma de ter férias mais tranquilas. Aproximadamente metade dos viajantes na França (49%), Alemanha (53%) e Espanha (55%) já comprou ou pretende comprar um seguro viagem.
  • A Inteligência Artificial está se tornando uma valiosa ferramenta de planejamento de viagens: quase três em cada 10 europeus (29%) planejam usar a Inteligência Artificial para ajudar no planejamento das férias de verão, principalmente na Espanha e na Itália (ambos com 36%). Enquanto isso, embora os holandeses e os franceses tenham apresentado níveis mais baixos de intenção, 25% e 24% dos viajantes holandeses e franceses, respectivamente, ainda planejam usar a IA para decidir sobre seus planos de férias.
  • Os europeus estão buscando novas experiências: independentemente de seu destino de viagem, a principal expectativa da maioria dos europeus em férias é vivenciar algo novo e diferente (75%). Esse sentimento é ainda mais forte entre os viajantes britânicos (79%), espanhóis (80%) e poloneses (83%).

O estudo, realizado pela OpinionWay para o Grupo Allianz Partners, entrevistou 9.497 pessoas na França, Alemanha, Reino Unido, Itália, Espanha, Holanda, Áustria, Suíça e Polônia.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Laura Enchioglo

Laura Enchioglo tem 3758 conteúdos publicados no PANROTAS. Confira!