Endurecimento das políticas de imigração faz procura por Miami recuar, diz pesquisa
Dados revelam que colombianos são os que mais deixaram de viajar para o principal hub da Flórida

Miami, na Flórida, considerada uma das cidades com a maior proporção de população latina dos Estados Unidos e também é um dos principais hubs de entrada de sul americanos, está perdendo pontos na preferência dos viajantes, de acordo com pesquisa realizada pelo metabuscador Viajala.
O estudo analisou as buscas dos últimos quatro meses, entre 1 de maio e 31 de agosto de 2025, período seguinte ao anúncio de endurecimento das políticas de imigração e da alta das deportações em massa do governo de Donald Trump, comparando os com os quatro meses anteriores, de janeiro a abril de 2025.
A pesquisa mostra que a cidade apresentou queda de 14% nas buscas a partir dos principais aeroportos do Brasil e de outros países latinos, mesmo com preços, em média, 7% mais baixos. Em São Paulo, Estado que concentra 60% da oferta de voos internacionais partindo do Brasil: as buscas de voos de ida e volta para Miami aumentou 59% nos últimos 4 meses, mas as buscas de voos só de ida para a cidade da Flórida caíram 19%.
As outras duas cidades brasileiras com mais buscas para os Estados Unidos, Belo Horizonte e Rio de Janeiro, apresentaram números semelhantes. As buscas por Miami em voos só de ida a partir da capital mineira caíram 18%, mesmo com preços 12% mais baixos, e, saindo do Rio, a queda foi de 16%.
"O mais curioso dessas quedas é que elas aparecem na contramão da tendência, que é de aumento de procura nesses meses devido à alta temporada de verão da Flórida, de fim de junho a fim de setembro, temporada de praia, e das férias escolares, em julho, que costumam ser o pico de viagens à Disney, parque temático de Orlando a três horas dali", disse o diretor comercial do buscador de voos Viajala.com.br, Felipe Alarcón
Mais dados
- Na Colômbia, a queda nas buscas por voos só de ida para Miami foi ainda mais expressiva no período analisado. A procura por voos só de ida nos últimos quatro meses a partir de Bogotá caiu 39%; a partir de Medellín, 45%; e, a partir de Cali, 60%.
- Nos voos a Miami partindo de Buenos Aires, os dados mostram que houve um aumento de 18% nas buscas de ida e volta no período analisado, mas, quando falamos de voos só de ida, houve queda de 8%. No caso de Lima, ainda que voos de ida e volta para Miami apresentem buscas estáveis no período, os voos só de ida foram 19% menos pesquisados pelos viajantes da capital peruana.