Mudanças no processo de emissão do visto americano entram em vigor
Novas medidas devem aumentar tempos de espera e tornar o processo de emissão do visto mais oneroso

Começa a valer nesta quarta-feira, dia 1 de outubro, uma série de mudanças no processo de conquista do visto americano, como vem sendo divulgado pelo Departamento de Estados dos Estados Unidos desde julho. Como vimos aqui no Portal PANROTAS, a medida iria começar a valer em setembro, mas foi adiada em um mês.
Entre elas, o fato de grande parte dos solicitantes de vistos não imigrantes ter que comparecer presencialmente a entrevistas consulares, revertendo assim a política de dispensa adotada durante a pandemia. Com a nova diretriz, categorias como vistos de Turismo (B-1/B-2), estudos (F e M), trabalho (H-1B) e intercâmbio (J) serão afetadas.
A medida deve aumentar tempos de espera e tornar o processo mais oneroso, afetando inclusive menores de 14 anos e maiores de 79, que antes estavam isentos do processo de entrevista. É bom frisar, neste caso, que menores de 14 anos não precisam passar pelo CASV e colher biometria, ou seja, já irão direto para entrevista.
Poucos continuarão isentos de entrevista, como diplomatas e funcionários de organizações internacionais (vistos A-1, A-2, C-3, G-1 a G-4, NATO-1 a NATO-6); detentores de vistos diplomáticos ou oficiais; pessoas renovando vistos B-1, B-2 ou B1/B2 de validade integral ou cartões de travessia de fronteira, desde que:
- Apliquem em seu país de nacionalidade ou residência;
- Tenham tido 18 anos ou mais na emissão anterior;
- Nunca tenham tido um visto negado (salvo se a recusa foi superada ou perdoada);
- Ou não apresentem qualquer inelegibilidade visível ou potencial.
Oficiais consulares ainda podem exigir entrevistas presenciais caso a caso, por qualquer motivo. Os solicitantes devem verificar os sites das embaixadas e consulados para obter informações mais detalhadas sobre os requisitos e procedimentos de solicitação de visto, bem como para saber mais sobre o status operacional e os serviços da embaixada ou consulado.