Brasileiros estão entre os turistas mais satisfeitos ao visitar os EUA, revela estudo
Apenas México e República Dominicana tiveram avaliações melhores do que a brasileira

O Brasil é um dos países que mais avaliam de forma positiva a experiência de viagem nos Estados Unidos. É o que mostra um estudo do Escritório Nacional de Viagens e Turismo dos EUA realizado para analisar a competitividade internacional da indústria de viagens e Turismo do país norte-americano em 2023.
O levantamento mostra que os brasileiros ocupam o terceiro lugar no ranking das melhores avaliações feitas sobre os EUA, com nota 8,07, acima da média global de 7,91. Isso significa que os turistas brasileiros avaliaram a experiência de visitar o país de forma positiva, ficando entre os mercados emissores mais satisfeitos. Apenas México (8,25) e República Dominicana (8,08) tiveram avaliações melhores que a brasileira.
Os mercados asiáticos e europeus, por sua vez, forneceram notas mais baixas em 2023, principalmente turistas da Índia e do Japão. Veja, na tabela abaixo, os países que mais bem avaliaram sua experiência de viagem nos EUA em 2023.

Mercados da América Latina têm as avaliações mais positivas
A maioria dos mercados monitorados apresentou classificações que foram superiores à média da divisão de censo. Os mercados latino-americanos ocuparam os três primeiros lugares em termos de classificações médias.
Os turistas do México apresentaram as classificações mais altas, seguidos pelos visitantes do Brasil e da Argentina. Por outro lado, os mercados europeus foram os que apresentaram as classificações mais baixas, incluindo visitantes da Holanda, Espanha, França, Alemanha, Itália e Suíça.

Como foi feito o estudo
O levantamento identifica as partes da experiência do visitante internacional nas quais os Estados Unidos tiveram vantagem, foram competitivos ou tiveram desvantagem, na comparação com outros destinos globais líderes em 2023.
O relatório compara a experiência dos visitantes internacionais que viajaram para os Estados Unidos em 2023 com a experiência de visitantes internacionais em outros destinos globais, por meio de análises, pesquisas e avaliações na internet.
Resultados do estudo
Do ponto de vista dos visitantes de outros continentes analisados, os Estados Unidos tiveram vantagem nas seguintes categorias analisadas:
- Centros de Informação Turística;
- Compras;
- Cultura & Lazer;
- Praia & Água, e
- Hospitalidade Local & Sensação de Segurança)
O país foi competitivo em quatro categorias:
- Transporte;
- Meio Ambiente;
- Patrimônio Histórico e
- Experiência de Hospedagem
Por fim, os EUA tiveram desvantagem competitiva em uma categoria:
- Experiência Gastronômica.
Para visitantes internacionais em geral, as avaliações mostram que:
- As avaliações das atrações e restaurantes dos EUA se aproximaram bastante das dos concorrentes globais;
- As avaliações de hospedagem nos EUA foram significativamente mais baixas do que as dos concorrentes globais;
- Visitantes internacionais de todos os principais mercados emissores tiveram uma visão favorável dos Estados Unidos como destino global, e essa visão favorável se estendeu por todas as nove divisões censitárias do país.
O Estudo de Satisfação dos Visitantes Internacionais de 2023 dos Estados Unidos, assim como o Relatório de Referência de 2019, estão disponíveis na página do Programa de Relatórios Nacionais de Viagens e Turismo do NTTO.