Veja 10 tendências que nortearão as viagens dos brasileiros no próximo ano
74% dos respondentes do Brasil afirmam ter planos de visitar destinos no próprio País no próximo ano

Os brasileiros são um dos mais entusiasmados para voltar a viajar, de acordo com o NowNext’25, relatório anual sobre tendências no Turismo mundial realizado pela Omio, plataforma de reservas multimodais, e pelo YouGov, instituto de pesquisas de opinião.
O levantamento mostra que 34% dos entrevistados pretendem viajar com mais frequência, perdendo apenas para os espanhóis (37%), mas ficando à frente dos italianos (32%) e dos britânicos (33%).
Confira as principais tendências para as viagens dos brasileiros reveladas na pesquisa NowNext’25:
1. Primeiro destino: Brasil

Segundo a pesquisa, 25% dos brasileiros entrevistados consideram viajar como sua principal prioridade, enquanto a média global é de 9%, e 74% afirmam estar planejando visitar destinos dentro do próprio Brasil, enquanto 17% planejam viajar para a Europa.
“O Brasil, como um dos maiores e mais diversificados países do mundo, ainda tem muito potencial para atrair todos os tipos de turistas, especialmente para suas cidades secundárias", explica o gerente geral da Omio para o Brasil, Vitor Lalor.
Para 50% dos brasileiros entrevistados, viajar é uma das principais prioridades comparado a outros gastos não essenciais, o que coloca a população acima da média global (38%).
2. Preocupações globais em foco

O cenário global também influencia as decisões de viagem dos turistas brasileiros que pretendem tirar férias nos próximos 12 meses. Sete em cada dez dos entrevistados (73%) afirmam que os eventos mundiais, como conflitos geopolíticos e/ou mudanças climáticas, terão impacto em seus planos de viagem.
Ainda assim, o desejo de explorar o mundo continua forte, como mostra a pesquisa. 34% dos brasileiros entrevistados dizem que querem viajar com mais frequência do que antes, reforçando a importância do lazer mesmo em tempos de incerteza.
Quando escolhem para onde ir, 28% dos turistas priorizam destinos mais estáveis e seguros, enquanto 25% dos viajantes afirmam ser indiferentes a esses fatores. O resultado mostra o brasileiro está mais cauteloso, mas que não abre mão de viajar, apenas busca fazê-lo de forma mais consciente e planejada.
3. Viajante brasileiro se mostra mais estratégico

Em um cenário com os custos de vida mais altos em diferentes partes do mundo, o viajante brasileiro se mostra estratégico.
Quase metade dos brasileiros entrevistados (49,9%) afirma que viajar continua sendo prioridade frente a outros gastos não essenciais, e 23% dizem que estão dispostos a cortar despesas em outras áreas para garantir a próxima viagem.
O novo perfil de turista nacional é o “viajante planejador”, pois 37% afirmam que planejam seus trajetos com antecedência, buscam as melhores ofertas e viajam fora de temporada (27%), para economizar sem abrir mão das experiências.
4. Preferência pela América do Sul

O continente sul-americano segue no radar dos viajantes brasileiros. Quatro em cada dez (41%) dizem que planejam viajar pela América do Sul nos próximos 12 meses, refletindo o forte apelo regional e o aumento da conectividade entre países vizinhos.
Viagens domésticas continuam liderando as intenções, segundo 73% dos respondentes que disseram planejar suas próximas férias dentro do próprio país, impulsionadas pelo interesse crescente em destinos para explorar a natureza, gastronomia e cultura local.
Já 22% desejam viajar para a Europa, dos quais 9% consideram destinos na América do Norte e 4% na Ásia, o que mostra um perfil de viajante que privilegia experiências próximas, mas não perde de vista o sonho de cruzar fronteiras.
5. O poder do boca a boca

No Brasil, as viagens continuam sendo inspiradas por pessoas e não por algoritmos. Quase metade dos brasileiros (45%) escolhe o próximo destino com base em recomendações de amigos e familiares, enquanto 42% se deixam guiar por boas experiências de viagens anteriores.
As redes sociais aparecem logo atrás (33%), reforçando o papel das comunidades digitais na troca de inspirações, mas sem substituir o poder da conversa e da confiança.
A tecnologia também já marca presença: 9% alegaram recorrer a mecanismos de inteligência artificial, como o ChatGPT, para buscar ideias de viagem, e 29% afirmam ter sido influenciados por séries e filmes, fenômeno que consolida o chamado “Turismo de tela” como tendência em ascensão.
6. Mais praia, por favor

O Brasil segue fiel ao espírito praiano e 2026 promete ser o ano de desacelerar. Mais da metade dos brasileiros (54%) pretende fazer uma viagem de descanso ou de praia e 58% afirmam que querem voltar das férias se sentindo revigorados.
Depois de um período marcado por grandes aventuras e viagens urbanas, o próximo ano deve trazer uma energia mais tranquila e reflexiva. A pesquisa aponta que 18% dos turistas planejam momentos a sós e de autoconhecimento, e 20% buscam experiências voltadas ao bem-estar e autocuidado.
7. Aposta em novas descobertas

A era do Turismo para destinos saturados dá lugar a uma nova forma de viajar: mais consciente e conectada com o que realmente importa. Um em cada três brasileiros (33%) pretende evitar destinos superlotados e descobrir lugares menos conhecidos, sinal de que esses viajantes buscam autenticidade em vez de checklists.
Quase metade dos brasileiros (47%) afirma que quer vivenciar de perto a cultura e a história dos lugares que visita, e 41% têm como prioridade apoiar negócios e comunidades locais.
Já escolhas mais diretamente ligadas à sustentabilidade, como optar por transportes ecológicos (19%) ou viagens com propósito social e ambiental (9%), ainda aparecem em segundo plano, mas mostram um movimento crescente de consciência e equilíbrio nas decisões de viagem.
8. Adeus às capitais

As grandes capitais estão perdendo espaço para destinos mais autênticos e tranquilos. Em 2026, o viajante brasileiro quer descobrir novas rotas e viver experiências fora do circuito tradicional: 62% afirmam que seriam motivados por preços mais baixos, 51% buscam locais menos cheios e 44% se dizem atraídos por experiências culturais mais genuínas.
O movimento reflete uma mudança no comportamento: sair dos grandes centros para explorar cidades menores e destinos que preservam o encanto local, onde o tempo corre devagar e o Turismo é mais próximo das pessoas. Um caminho que reforça a transição do “Turismo de vitrine” para uma jornada mais real, acessível e humana.
9. Elas viajam para se conectar; eles, para se desconectar

Quando o assunto é viajar, homens e mulheres parecem estar em jornadas diferentes, ainda que na mesma direção. Um em cada cinco homens (22%) pretende viajar sozinho no próximo ano, em busca de silêncio, pausa e desconexão da rotina. Já as mulheres colocam o afeto no roteiro: 38% querem viajar com o parceiro, 27% com amigas e 41% priorizam momentos com a família.
Além disso, 37% das viajantes dizem que planejam viagens para reencontrar pessoas queridas, reforçando a ideia de que, para elas, viajar é estar junto, enquanto para eles, é respirar um pouco de si mesmos. Duas formas diferentes de olhar o mapa, mas ambas com o mesmo destino: reconectar-se com o que realmente importa.
10. Z — a geração que viaja com intenção

A Geração Z está reinventando o cenário das viagens. 31% afirmaram planejar com mais cuidado para controlar os gastos. Eles querem viajar mais (34%), por mais tempo (26%) e com opções de transporte mais sustentáveis (23%). Por fim, exigem mais do que qualquer outra geração.
“O Turismo mudou drasticamente nos últimos anos, passando da ausência total durante a pandemia para agora, uma nova era de intenções em viagens. O que não mudou foi a determinação das pessoas em explorar e o desejo de viajar continua tão forte como sempre e, embora nem sempre seja fácil, os viajantes continuam a encontrar uma maneira de fazê-lo. Nosso relatório revela uma era de viagens conscientes, inteligentes e orientadas por valores.”, comenta a presidente de B2C e Supply da Omio, Veronica Diquattro.
Metodologia do estudo
A Omio encomendou à YouGov uma pesquisa com mais de 10.555 pessoas em países como Itália, Espanha, Alemanha, Reino Unido, EUA, Brasil, Japão e Austrália. O relatório é baseado em pessoas que pretendem tirar férias nos próximos 12 meses (excluindo os que disseram “nada provável”). Além disso, dados de usuários da Omio foram incorporados às entrevistas.
Para acessar a pesquisa NowNext ‘25 na íntegra, clique aqui.