Laura Enchioglo   |   26/09/2025 09:01

De jornadas multifacetadas ao all-inclusive: 7 tendências de viagens na América Latina

Relatório da Marriott International traz insights sobre o panorama das viagens de lazer na região


Divulgação/Embratur Sebrae
Quase metade dos entrevistados (45%) já têm sua próxima viagem reservada
Quase metade dos entrevistados (45%) já têm sua próxima viagem reservada

A Marriott International anunciou resultados da mais recente edição do relatório “O Viajante Latino-americano: Prioridades, paixões e o futuro das viagens”, trazendo insights sobre o panorama das viagens de lazer na região. Participaram do estudo 1.250 adultos residentes nos sete principais destinos do Caribe e América Latina (CALA).

Confira os principais insights do relatório:

Uso da inteligência artificial nas viagens: adoção e considerações

A inteligência artificial (IA) está influenciando cada vez mais o processo de planejamento de viagens, determinando uma abordagem mais conversacional e permitindo interações mais personalizadas e conectadas com a forma dos viajantes atuais se comunicarem e buscarem informações. A pesquisa revela que 43% dos entrevistados já usaram ferramentas de IA na hora do planejamento, demonstrando sua adoção rápida no setor. A expectativa é de crescimento substancial: quase três quartos (73%) expressaram interesse em usar a IA para gerar ideias de viagens.

No entanto, o entusiasmo é contrabalanceado por preocupações crescentes com a privacidade de dados e o potencial das ferramentas de priorizarem os interesses de patrocinadores e anunciantes.

Resorts All-Inclusive: uma história de sucesso

Os resorts All-Inclusive têm uma reputação muito positiva entre os viajantes latino-americanos. A grande maioria (89%) já se hospedou em um, e 87% demonstram interesse em ter a experiência no futuro.

A satisfação é excepcionalmente alta: 86% das pessoas que já se hospedaram afirmam adorar esse tipo de acomodação, e 83% acham que eles oferecem um excelente custo-benefício. A percepção de que os resorts All-Inclusive agradam pessoas de todos os gostos é praticamente universal (89%), tendo como consequência altos níveis de recomendação (88%), especialmente entre Millennials (92%).

Redefinindo o conceito de viagem de férias

Os viajantes latino-americanos estão transformando ativamente seus hábitos, deixando para trás abordagens mais convencionais para abraçar os períodos pré e pós-temporada, viagens para viver experiências únicas na vida e jornadas nostálgicas.

Incríveis 99% dos participantes que já viajaram na pré e pós-temporada têm planos para repetir a experiência, atraídos por destinos mais vazios e valores melhores; 86% demonstraram abertura para experimentar. Além disso, as viagens para viver experiências únicas na vida contam com altos níveis de satisfação, especialmente entre os entrevistados mais jovens. As viagens nostálgicas seguem na mesma direção: foi observado grande interesse em experimentar esse tipo de aventura pela primeira vez.

Viagens de férias como prioridade de vida

Espantosos 98% dos entrevistados dão às viagens de férias uma prioridade ao menos moderada — dois terços deles (63%) conferem alta prioridade. Os latino-americanos são viajantes frequentes e altamente engajados: três quartos dos entrevistados afirmaram ter feito mais de uma viagem de lazer no último ano. E o fazem acompanhados: 72% afirmaram viajar com cônjuges ou companheiros, e quatro a cada dez levam consigo menores de 18 anos, enfatizando a natureza coletiva das aspirações de viagem.

Da inspiração à reserva

Divulgação/Embratur Sebrae
Gerações mais jovens (incluindo a Geração Z, 54%, e os Millennials, 52%) demonstram uma preferência por redes sociais ao se inspirar nas viagens
Gerações mais jovens (incluindo a Geração Z, 54%, e os Millennials, 52%) demonstram uma preferência por redes sociais ao se inspirar nas viagens

Os viajantes latino-americanos são proativos na hora de viajar: 77% organizam suas férias com um período de um a seis meses de antecedência. A principal fonte de inspiração são os sites oficiais dos hotéis e resorts (61%), mas as gerações mais jovens (incluindo a Geração Z, 54%, e os Millennials, 52%) demonstram uma preferência por redes sociais e influenciadores digitais. Uma forte preferência por reservas feitas diretamente nos sites oficiais (75%) ressalta a importância de se ter uma presença digital robusta.

Escolhas miram experiências diversificadas

Os latino-americanos buscam jornadas multifacetadas, focadas em mais de um tema. Os tipos de viagem mais procurados são “diversão em família” (57%), “cultura e descoberta” (52%) e “aventura e atividades” (51%). Em média, eles selecionam três tipos, ressaltando o desejo por viagens envolventes, enriquecedoras e ativas que atendam interesses variados.

O futuro: exploração nacional e regional

Quase metade dos entrevistados (45%) já têm sua próxima viagem reservada. Essa tendência é particularmente alta entre Millennials (52%). O destaque fica por conta das viagens nacionais: 57% dos viajantes latino-americanos afirmam que sua próxima viagem deverá ocorrer dentro do país de origem. Por sua vez, 38% afirmam que viajarão para outro país. Os cinco destinos mais citados foram México, Brasil, Colômbia, República Dominicana e Costa Rica.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Foto de Laura Enchioglo

Conteúdos por

Laura Enchioglo

Laura Enchioglo tem 3861 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero, Laura Enchioglo é repórter na PANROTAS, onde entrou como estagiária em 2023. Tem experiência em assessoria de imprensa e na cobertura de economia e finanças.