Carnaval da Bahia registra novo recorde em fluxo de turistas e receita em 2026
Em 2026, mais de 3,8 milhões de turistas curtiram a festa nas 13 zonas turísticas baianas

O Governo da Bahia divulgou, nesta quarta-feira (18), que o Estado registrou um novo recorde no fluxo de visitantes durante o Carnaval deste ano. Em 2026, mais de 3,8 milhões de turistas curtiram a festa nas 13 zonas turísticas baianas, com a injeção de R$ 8,1 bilhões na economia, superando as marcas históricas de 2025, quando foram registrados 3,5 milhões de visitantes e R$ 7 bilhões de receita.
O secretário de Turismo da Bahia, Maurício Bacelar, destacou a participação de turistas internacionais, com a representação de mais de 80 países de todos os continentes. Argentinos, franceses, espanhóis, alemães e norte-americanos lideraram.
O Aeroporto de Salvador registrou 365 mil assentos em rotas para a Bahia, um incremento de 19%, em comparação com festa do ano passado. A rodoviária, em Águas Claras, teve uma circulação de 170 mil passageiros.
O movimento também foi intenso nos postos do Serviço de Atendimento ao Turista (SAT), da Setur-BA, em oito unidades fixas e avançadas que funcionaram na capital. Foram 76,8 % de brasileiros e 23,2% de estrangeiros, que receberam acolhimento e informações seguras sobre transporte, hotelaria, atrativos turísticos e a programação carnavalesca.
A taxa média de ocupação hoteleira em Salvador foi de 95%, com picos de 100%, nos meios de hospedagem próximos aos circuitos da folia. Nos mais de 150 municípios do interior que fizeram a festa com o apoio do Governo do Estado, a média de ocupação ficou em 85%, sendo que em cidades como Prado e Mucugê o índice foi de 100%.
“Os resultados superaram a nossa expectativa. O Carnaval da Bahia está mais forte, a cada ano, em função do esforço do Governo do Estado para garantir uma festa com serviços qualificados e acolhimento aos visitantes, gerando emprego e renda. A ampliação da malha aérea fez a diferença, permitindo que brasileiros e estrangeiros de todas as regiões do Brasil e do mundo participassem da folia, nas 13 zonas turísticas, consolidando o formato globalizado. Mas, o grande protagonista da festa foi o povo baiano, que, novamente, mostrou a sua energia e a diversidade cultural que encantam o planeta”
Maurício Bacelar, secretário de Turismo da Bahia