Laura Enchioglo   |   12/02/2026 09:03

Europa além do óbvio: viajantes overseas recorrem a novos destinos no continente

Do norte da Itália, Espanha e Portugal ao sul da Finlândia e Polônia, destinos emergentes se destacam


Unsplash/Iwona Castiello d'Antonio
Polônia aparece entre destinos tendência na Europa Central
Polônia aparece entre destinos tendência na Europa Central

Destinos emergentes em regiões menos conhecidas por toda a Europa, do norte da Itália, Espanha e Portugal ao sul da Finlândia e Polônia, estão atraindo um interesse crescente de viajantes de mercados overseas.

À medida que esses destinos alternativos capturam cada vez mais a demanda internacional focada em experiências ligadas à natureza, principalmente durante as temporadas intermediárias, eles contribuem para uma distribuição mais equilibrada dos fluxos de visitantes, segundo nova pesquisa apresentada pela Mabrian e pela Data Appeal na 11ª Reunião Anual da European Travel Commission (ETC), em Pärnu, na Estônia.

O estudo analisa os destinos emergentes que seis mercados overseas (Austrália, Canadá, China, Japão, Coreia do Sul e Estados Unidos) vêm explorando cada vez mais na Europa, identificando padrões de viagem que podem ser aproveitados como oportunidades estratégicas para o Turismo no continente.

Durante 2025, os assentos disponíveis em voos diretos desses mercados para destinos europeus cresceram +5,2%, tornando a Europa mais acessível para a demanda de longa distância. Os Estados Unidos, com mais de 36,4 milhões de assentos em voos para destinos europeus, são o mercado overseas com melhor conectividade, seguidos por Canadá (8,7 milhões de assentos) e China (6,8 milhões).

A capacidade aérea foi reforçada a partir dos mercados asiáticos, especialmente China e Japão, com aumento no último ano de +12,3% e +9,2%, respectivamente; além da Austrália (+59,4%), que ainda possui disponibilidade limitada de assentos para a Europa.

Além do óbvio: descobrindo alternativas escondidas da Europa

Divulgação
Principais mercados overseas também demonstram grande interesse em visitar os destinos mais renomados em regiões da Espanha, como Catalunha
Principais mercados overseas também demonstram grande interesse em visitar os destinos mais renomados em regiões da Espanha, como Catalunha

Seguindo o padrão global de demanda para a Europa, os principais mercados overseas também demonstram grande interesse em visitar os destinos mais renomados em regiões da Itália (Lácio, Toscana, Lombardia, Campânia, Vêneto e Sicília), Espanha (Andaluzia e Catalunha), França (Île-de-France) e Grécia (Ática): na prática, essas dez regiões representam quase um terço (32,2%) do total de pernoites de viajantes destes mercados em destinos europeus em 2025.

Curiosamente, dados da Mabrian mostram que os destinos com maior crescimento na demanda de viajantes overseas refletem várias tendências distintas. Primeiro, há um apelo crescente pelo Norte, com regiões como o sul da Finlândia, Vestland na Noruega, ou áreas do norte da Espanha (Galícia), Itália (Trentino-Alto Ádige), França (Normandia e Alsácia) e Portugal (Norte), oferecendo alternativas atrativas aos destinos mais tradicionais, normalmente associados às férias de verão e a climas mais quentes.

Outra tendência importante é a ascensão de destinos da Europa Central, incluindo áreas na Croácia e na Polônia, junto com a crescente popularidade de destinos costeiros menos lotados na Grécia (Ilhas Jônicas) e na Turquia (Região de Mármara). Por fim, destinos que representam fortemente o patrimônio cultural europeu também vêm ganhando interesse, como a Anatólia Central, na Turquia, e o Condado de Galway, na Irlanda.

Todos esses destinos emergentes compartilham uma característica-chave: embora a cultura continue sendo uma motivação transversal para os viajantes overseas, a natureza e o Turismo ativo são os principais impulsionadores por trás da escolha dessas alternativas.

Menor sensibilidade à sazonalidade para apoiar estratégias de distribuição da demanda

PxHere
Trentino, na Itália, também aparece como tendência
Trentino, na Itália, também aparece como tendência

A análise dos visitantes de longa distância nesses destinos europeus emergentes revela um padrão de viagem moderadamente contra-sazonal. Esses visitantes tendem a evitar os meses de pico — especialmente julho e, de forma ainda mais acentuada, agosto — preferindo períodos intermediários. Essa tendência é especialmente forte entre viajantes de mercados asiáticos, destacando oportunidades para marketing de destinos e planejamento de capacidade fora do pico tradicional do verão.

Em relação à composição dos grupos de viagem, visitantes dos Estados Unidos, Canadá e Austrália viajam predominantemente em casal, refletindo padrões semelhantes aos de viajantes europeus nesses destinos. Em contraste, o viajante solo é um segmento-chave nos mercados asiáticos e representa a maior participação entre japoneses e sul-coreanos, seguido por casais, evidenciando comportamentos de viagem específicos por mercado.

Entre viajantes chineses, 16,5% visitam esses destinos emergentes a negócios, em comparação com 10,5% dos japoneses e 9,4% dos sul-coreanos, indicando que, embora as viagens corporativas sejam um segmento relevante a considerar nesses destinos, a demanda por viajantes solo vai além das viagens com finalidade exclusivamente de negócios.

Quanto às preferências por categoria hoteleira, a maior proporção de hóspedes em hotéis 5 estrelas é de americanos (5,7% do total de hóspedes) e japoneses (5,3%). Mercados como Canadá, Estados Unidos, China e Coreia do Sul apresentam uma participação semelhante de hóspedes que escolhem hotéis 3 e 4 estrelas, enquanto hospedagens 4 estrelas concentram a maior fatia de demanda entre australianos e japoneses.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Foto de Laura Enchioglo

Conteúdos por

Laura Enchioglo

Laura Enchioglo tem 4467 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero, Laura Enchioglo é repórter na PANROTAS, onde entrou como estagiária em 2023. Tem experiência em assessoria de imprensa e na cobertura de economia e finanças.