EES: Europa flexibiliza implementação do novo sistema de entrada/saída de turistas
Países poderão suspender parcialmente uso do EES por até 90 dias mesmo após implementação total do sistema

A Comissão Europeia autorizou os países da União Europeia a flexibilizarem temporariamente a aplicação do novo Sistema de Entradas e Saídas (EES), que entrou em vigor em outubro, para evitar enormes filas nos aeroportos e portos durante o pico de viagens do verão europeu.
O sistema biométrico, que substitui o carimbo manual de passaportes para viajantes de fora da União Europeia, tem implementação total prevista para 10 de abril de 2026. No entanto, os países poderão suspender parcialmente o uso do EES por até 90 dias após essa data. com possibilidade de extensão por mais 60 dias, caso enfrentem dificuldades operacionais.
O EES exige que viajantes de países terceiros, como Brasil, Estados Unidos e Reino Unido, registrem dados biométricos em quiosques nos pontos de entrada da área Schengen. Desde o início da implementação gradual, aeroportos e portos têm registrado atrasos significativos, com aumento de até 70% no tempo de processamento em controles migratórios, segundo o Airports Council International (ACI Europe).
Segundo a Comissão Europeia, a flexibilização permitirá que cada país ajuste o ritmo de implantação conforme a capacidade de seus aeroportos e portos, evitando transtornos durante a alta temporada. Para os viajantes, isso significa que, nos próximos meses, ainda poderá ocorrer o carimbo manual do passaporte.
Com informações da Euronews.