Larissa Faria   |   05/07/2019 11:17

Paraty e Ilha Grande (RJ) agora são patrimônios da humanidade

A Unesco considerou a região de Paraty e Ilha Grande como Patrimônio Mundial da Humanidade por sua união de cultura, história e natureza.


Gabriel Toledo
A cidade histórica de Paraty, na Costa Verde do Rio de Janeiro, foi tombada pela Unesco
A cidade histórica de Paraty, na Costa Verde do Rio de Janeiro, foi tombada pela Unesco
A região de Paraty e Ilha Grande, no Rio de Janeiro, foi reconhecida hoje (5) pela Unesco como Patrimônio Mundial. A área, que é a 22ª a ser tombada pelo órgão no País, é a única por aqui classificada como sítio misto, ou seja, que inclui cultura e natureza.

Além da cidade histórica de Paraty, o título inclui 187 ilhas, o Parque Nacional da Serra da Bocaina, o Parque Estadual da Ilha Grande, a Reserva Biológica Estadual da Praia do Sul e a Área de Proteção Ambiental de Cairuçu. Cerca de 85% da mata nativa está bem conservada, tornando-a o segundo maior remanescente da Mata Atlântica.

“É uma área em que vemos de maneira excepcional e única belezas naturais, biodiversidade ímpar, manifestações culturais, um conjunto histórico preservado e testemunhos arqueológicos importantes para a compreensão da evolução da humanidade no planeta Terra”, comenta a presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Kátia Bogéa.


Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Larissa Faria

Larissa Faria tem 571 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS